Comportamento

Descarte consciente do lixo na Serra; Saiba como e onde fazer

Cidades da Serra tem programas para recolhimento de lixo e reciclagem

Foto: Arquivo Leouve
Foto: Arquivo Leouve

O estilo de vida moderno tem produzido cada vez mais lixo, e a Serra Gaúcha, esta incluída neste contexto. Muitos resíduos poderiam ser reutilizados nos ciclos produtivos ou como matéria prima para novos produtos. Por isso, é importante que se saiba sobre o descarte correto, a reciclagem e quem são os responsáveis pelo recolhimento do lixo.

Em Farroupilha, a responsável pela coleta e encaminhamento correto do lixo é a Ecofar. A empresa tem atuado com a entrega dos resíduos seletivos em associações de reciclagem, nos bairros América e na Vila Esperança. Em relação ao lixo eletrônico, a companhia faz três eventos anuais, todos são sediados no CEAC, para que os munícipes possam entregar o material. O próximo ocorrerá no dia 22 de agosto e, depois, no dia 05 de dezembro. Para o descarte consciente do óleo de cozinha, deve-se ir até a Ecofar, na Rua Quatorze de Julho nº 330, e entregar o material em garrafa pet.

Caxias do Sul, que produz cerca de 450 toneladas de lixo por dia, tem como companhia responsável é a Codeca. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o lixo seletivo é encaminhado para reciclagem em associações, e o óleo e resíduos eletrônicos devem ser descartados no Ecoponto, que fica na RSC 453 nº 31382.

Em Bento Gonçalves, os serviços de recolhimento e administração do lixo é feita em ação conjunta entre uma empresa privada e a prefeitura municipal. Os resíduos eletrônicos e óleo podem ser entregues na secretária do Meio Ambiente e na Tele Eco Entulho, na Rua Marcos Pedro Flaibam nº30.

Carlos Barbosa e Garibaldi utilizam sistema de parceria entre empresa privada e as gestões municipais para a recolha dos resíduos. A empresa responsável pela coleta envia o lixo para uma cooperativa conveniada pela prefeitura, para que este seja selecionado por recicladores e depois encaminhado a usinas que destinam para reutilização como matéria-prima. O lixo eletrônico é recolhido em eventos que são anunciados previamente pelas prefeituras. Óleo de cozinha pode ser entregue entre em pontos espalhados pelas cidades.

Em todos os municípios, termômetros que contém mercúrio, pilhas, lâmpadas e baterias podem ser retornados para as lojas onde foram adquiridas, pontos de coleta ou assistências técnicas autorizadas. Medicamentos também não devem ser descartados no lixo comum, quando for necessário jogar fora, deve-se procurar farmácias com pontos de coleta, ou, unidades de saúde que recolham o material.

Confira abaixo quais são os resíduos recicláveis e os não recicláveis:

Recicláveis

Papel (jornais, revistas, envelopes, caixas de papelão), cuja reciclagem tem como objetivo a fabricação de papel novo;

Vidro (potes de alimentos, garrafas, frascos de remédio), que é 100% reciclável, ou seja, cada tonelada de caco de vidro resulta em uma tonelada de vidro novo;

Plástico (garrafas, sacolas, canos de PVC, embalagens, etc.), cuja reciclagem gera matéria-prima utilizada na fabricação de diversos produtos;

Metal (latas de alumínio e aço, arames, pregos, fios de cobre, etc.), que não perde suas propriedades físicas durante o processo de reciclagem, podendo ser reciclado muitas vezes;

Não recicláveis

Lixo Orgânico: restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, etc.

Os chamados Rejeitos: lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc.

Resíduos contaminantes específicos como pilhas e baterias.

Resíduos hospitalares: algodão, seringas, agulhas, gaze, ataduras etc.

Lixo químico ou tóxico: embalagens de agrotóxicos, latas de verniz, solventes, inseticidas etc.

O calendário de recolhimento de cada companhia citada pode ser encontrado abaixo

Farroupilha;

Caxias do Sul;

Bento Gonçalves;

Carlos Barbosa; 

Garibaldi.