Durante a noite de sábado (21) e madrugada deste domingo (22), foi realizada uma operação conjunta entre Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social e Secretaria Municipal de Urbanismo de Caxias do Sul. A ação teve como foco a segurança pública no entorno de casas noturnas para prevenir crimes e diminuir ocorrências de perturbação de sossego. Cerca de 32 menores de idade estavam desacompanhados, perambulando próximos dos estabelecimentos.
Conforme o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas, a operação é em resposta ao tempo em que a comunidade caxiense espera por atenção em ocorrências de perturbação de sossego, comuns nos finais de semana. “Já passou da hora de darmos um basta nisso”, diz o Comandante.
“Entendemos que a segurança pública não acontece por acaso. Ela precisa ser construída por vários atores, cada um dentro de sua atribuição legal” complementa Vargas.
A operação
Foram fiscalizadas nesta madrugada, casas noturnas dos bairros Sanvitto e São Pelegrino, incluindo o entorno da Estação Férrea. Também foram realizadas barreiras de trânsito e fiscalização ambiental, que mede os ruídos de músicas e barulhos adversos.
Durante a operação, foram abordadas e identificadas diversas pessoas, incluindo 32 menores que estavam no entorno das casas noturnas, durante a madrugada, desacompanhados dos pais ou responsáveis. Além disso, 76 veículos foram abordados, resultando em 54 autuações de trânsito lavradas pela Secretaria Municipal de Trânsito.
Dois veículos em desacordo com as normas de trânsito foram recolhidos e dois condutores foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool. Na ação foi realizada a medição de ruídos e duas casas noturnas, que serão notificadas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar por excederam o limite de decibéis permitidos, sendo confeccionados Termos Circunstanciados pela Brigada Militar.
A corporação ressalta que a força tarefa deve seguir nas próximas semanas, com alvos levantados pelos Serviços de Inteligência da Brigada Militar e da Polícia Civil.
Fotos: Sd Joel Arrojo/Divulgação