Com a presença de parlamentares, organizações e autoridades, a Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da BR-448 foi lançada nesta segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores de Portão. A iniciativa é do deputado federal Lucas Redecker (PSDB), que articulou a criação da frente parlamentar na Câmara dos Deputados.
Cerca de 200 deputados de diferentes siglas endossaram a instalação do colegiado. Entre eles estão os deputados gaúchos Afonso Hamm (PSDB), Covatti Filho (PP) e Pompeo de Mattos (PDT). A ideia é que a Frente Parlamentar apresente propostas legislativas para o tema, que serão formuladas em conjunto com populares.
Com o plenário lotado, os parlamentares recordaram as etapas do projeto até aqui. Atualmente, a Rodovia do Parque vai de Porto Alegre a Sapucaia do Sul, com 22,5 quilômetros de extensão. O objetivo é estender até o município de Portão.
“A extensão da BR-448, a Rodovia do Parque, até a RS-240 em Portão, é uma necessidade antiga. Como presidente da Frente Parlamentar, sei da importância da extensão da rodovia para desafogar o tráfego dos veículos”, defendeu Redecker no ato de lançamento.
Conforme o parlamentar, a ampliação da Rodovia do Parque trará benefícios para o trânsito, especialmente nas regiões do Vale dos Sinos, Vale do Caí e da Serra. Inicialmente, a ideia é de que haja a expansão de um trecho de 18 quilômetros até a RS-240, no município de Portão para, posteriormente, ampliá-la, entre Novo Hamburgo e Estância Velha. “Atualmente, a licitação para a criação do projeto do trecho de 18 quilômetros já foi homologada com aporte de recurso pela Bancada Gaúcha”, observou.
Além de Redecker, participaram da solenidade em Portão os deputados estaduais Adolfo Brito (PP); Joel Wilhelm (PP) e Issur Koch (PP).
Posicionamentos durante audiência pública
Junto ao lançamento ocorreu uma audiência pública sobre ampliação da Rodovia do Parque, organizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa (ALRS). “O movimento é um esforço para pensar políticas públicas em âmbito estadual para a aceleração deste processo há décadas aguardado pelos moradores da região. É importante destacar que a ampliação da BR-448 até a RS-240 desviaria da BR-116 um considerável fluxo de veículos (principalmente de carga) que transita entre Serra e capital e em direção ao litoral sul e norte”, pontua o deputado estadual Joel Wilhelm (PP), presidente da Comissão.
Pedido
Pecuaristas e produtores rurais de terrenos cortados pelo traçado da BR-448 destacaram a preocupação com a redução das propriedades e pediram cuidado na elaboração do projeto. “No primeiro traçado, 128 propriedades teriam trechos desapropriados. Após solicitação e empenho do município e da Assembleia, o Dnit apresentou um novo estudo, onde 43 famílias serão atingidas. O número ainda é elevado, muitas famílias irão perder metade da área de cultivo. Por isso peço que os deputados atuem junto ao Dnit para que possamos reduzir mais esse número”, disse o produtor rural André Lacorte.
Investimento de R$ 1,67 bi, segundo a estimativa do Dnit
As obras de extensão dos cerca de 18 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Portão teriam um custo estimado em R$ 1,67 bilhão, segundo informações apresentadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os dados foram anunciados durante o Seminário de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do RS, realizado em março, pelo Grupo Sinos, em São Leopoldo.
Fonte: Jornal NH