Política

Deputados Estaduais e Federais do RS assinam ficha no Partido Liberal

Foto: PL/RS
Foto: PL/RS

Ocorreu na noite desta terça-feira, dia 22, no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, um encontro do Partido Liberal (PL) para oficializar o ingresso dos novos deputados estaduais e federais na sigla. O evento reforçou a pré-campanha do atual ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, na disputa ao Palácio Piratini, que também se filou ao partido.

Com Onyx no centro do palco, lideranças se revezaram em falas que enalteceram a trajetória do ministro e os feitos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Os novos nomes do partido ainda se colocaram à disposição para fortalecer a campanha de ambos no Estado. Em seu discurso, o Onyx falou da sua trajetória ao lado de Bolsonaro e criticou as gestões petistas. “Nasceu um novo país”, entoou. Reforçou ainda a sua vontade de governar o Rio Grande do Sul e disse que “não faltará coragem” para isso. “Eu vim lá da Esplanada para cá, para servir ao Rio Grande, para servir o meu povo”.

No evento, foram oficializados os ingressos dos deputados federais Marcelo Moraes (ex-PTB), Bibo Nunes e Ubiratan Sanderson (ambos deixando o União Brasil). Também filiaram-se à sigla os deputados estaduais Capitão Macedo, Tenente Coronel Zucco e Eric Lins (os três do União Brasil) e Kelly Moraes (PTB). A movimentação ocorre na janela partidária. A migração forte para o PL está relacionada ainda com a criação do União Brasil, com a fusão do DEM e do PSL, além da recente filiação de Bolsonaro ao partido.

No encontro ainda foi apresentada a nominata com cerca de 24 nomes que deverão concorrer a uma vaga no parlamento gaúcho neste ano, e os 11 novos nomes que deverão concorrer a uma vaga na Câmara do Federal. Alguns nomes que ainda não se juntaram a sigla – mas estão com ida marcada – também compareceram, como o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e os vereadores Alexandre Bobadra e Fernanda Barth.