Mantendo a saúde da população de Caxias do Sul entre os compromissos assumidos pelo seu mandato, o deputado federal Mauricio Marcon (Podemos) deverá destinar mais de R$ 6 milhões à contratação complementar de Serviços de Saúde (Assistência Hospitalar e Ambulatorial).
A habilitação do Município de Caxias do Sul para receber recursos foi confirmada nesta semana, por meio da publicação da Portaria GM/MS N° 769, em 28 de junho de 2023.
O investimento prevê o incremento à Saúde de cerca de R$ 1 milhão por mês, pelo período de 6 meses, conforme tabela em anexo. Os recursos serão destinados à ampliação da oferta de serviços de saúde, atendendo à demanda represada em Caxias do Sul por cirurgias, consultas, exames de laboratório, exames especializados e aquisição de aparelhos auditivos.
“A situação da Saúde Pública em Caxias do Sul é desafiadora, tanto em termos financeiros como operacionais, considerando a função de referência do município para dezenas de outras cidades da Serra Gaúcha”, avalia o deputado. Ele reitera que os recursos provenientes de emendas parlamentares não constituem “benefícios políticos”, mas sim o retorno correto e eficaz do dinheiro dos impostos pagos pela população de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha.
A priorização ao atendimento das demandas da área da Saúde foi definida pelo deputado Marcon em conjunto com seus antigos colegas de Câmara, que compartilham da mesma preocupação. São eles os vereadores Mauricio Scalco, Alexandre Bortoluz, Adriano Bressan, Gládis Frizzo, Elizandro Fiuza e Sandro Fantinel.