Na tarde desta quinta-feira (02), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou oficialmente um alerta para o risco de rompimento da Represa de São Miguel, em São Pedro, na cidade de Bento Gonçalves. Caso ocorra, o rompimento pode afetar a população das cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira.
As Defesas Civis locais e as forças de resposta, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar, já estão realizando a evacuação das pessoas que moram nas áreas que possivelmente podem ser afetadas.
Confira o comunicado:
A Defesa Civil do Estado alerta a população das cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira para o risco de rompimento da Represa de São Miguel, na cidade de Bento Gonçalves.
As Defesas Civis locais e as forças de resposta, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar, já estão realizando a evacuação das pessoas que moram nas áreas que possivelmente podem ser afetadas em caso de rompimento, caso o cenário evolua negativamente.
É orientação expressa que os moradores de localidades próximas à área em vermelho demarcada no mapa para que deixem os locais de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer.
As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança.