Comportamento

De pai pra filho: Fante Bebidas, uma trajetória de sucesso

Recentemente a empresa ganhou destaque na 49ª edição do Prêmio Exportação RS

Foto: (Wellington Frizon / Grupo RSCOM)
Foto: (Wellington Frizon / Grupo RSCOM)

Seguir os passos dos pais! Esta, sem dúvida alguma, é uma missão que muitos filhos buscam durante sua vida, principalmente quando se trata de seguir adiante os negócios da família. Com este embasamento, o empresário e presidente da Fante Bebidas, Júlio Fante, continua com os trabalhos da família, buscando atuar em consonância com premissas de sustentabilidade e desenvolvimento social, além de ter a missão de estar presente nos melhores momentos da vida das pessoas por meio de seus produtos.

Júlio Fante, em entrevista no programa Comunidade na rádio Amizade 89.1 FM, falou sobre a forma que este empreendimento se criou, juntamente como se manteve.

“Nós estávamos reunidos em uma mesa, pai e mãe, juntamente com 9 irmãos, e precisávamos resolver nossas vidas e, foi ali, onde surgiu a ideia da constituição de uma empresa, onde todos pudessem desenvolver seu trabalho e tirar seu sustento”, frisou Fante.

A Fante Bebidas foi criada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, há 51 anos. Começou sua trajetória produzindo vinhos em pequena escala e hoje vai mais longe, produzindo vinhos, espumantes, sucos e destilados. Em 2020, a produção atingiu 54 milhões de garrafas. São mais de 100 produtos sob 20 marcas, como Raiska, Rock’s, Quinta do Morgado e Cordelier, vendidos para o Brasil e o mercado externo, exportando para países da América Latina e Central, além do continente africano. Com este currículo na conta, fez que a empresa, recentemente, ser destaque na 49ª edição do Prêmio Exportação RS.

“Quando a empresa foi criada, eu tinha 14 anos. Eu já trabalhava, tinha minha participação, porém, eu particularmente, quis iniciar meus estudos de contador e, foi neste momento, onde meu pai disse, já que você será o guarda-livros, terá a missão de cuidar dos negócios”, destacou Júlio.

Fante também comenta sobre a “troca de bastão” depois que seu falecido pai, João Fante (22/09/1925 – 01/04/2014), decidiu entregar os negócios da empresa para seus filhos. “Meu pai liderou esse movimento até um certo ponto e depois disse que, agora que nós aprendemos este caminho, basta continuar em frente. Vocês têm ideias novas então eu irei me recolher”, disse o presidente.

Hoje, com todo o trabalhado realizado por Júlio e sua família, a Fante Bebidas é formada por quatro unidades industriais, totalizando 60 mil metros quadrados de área construída, conta com cerca de 200 colaboradores diretos e milhares de pessoas que se envolvem no processo desde a produção da matéria prima até a chegada do produto na mesa do consumidor. A companhia planeja a reestruturação e expansão da sua capacidade fabril para atender ao aumento da demanda no mercado interno e externo, além de buscar aprimoramento do processo produtivo ao considerar as tendências mundiais de consumo.