
O Portal Leouve e o No Radar dão início a uma série de reportagens intitulada “De Pai pra Filho”, com o intuito de inspirar, encorajar e homenagear gerações empreendedoras que, mesmo em outro segmento, seguiram os passos dos pais e familiares e deram sequência a uma vida de geração de empregos, oportunidade e crescimento. Na estreia, a história e exemplo da veia empreendedora de Gelson para Arnold Tedesco Palavro, a família caxiense que nunca se curvou diante das dificuldades e soube, pessoal e profissionalmente, driblar e marcas gols vitoriosos.
Gelson, filho de Jandyra e Antônio Arno Palavro, teve presença marcante no comércio caxiense por meio século. Nestes cinquenta anos de atividade, gerou mais de mil empregos diretos e alcançou a marca de 51 unidades da Arno em 32 municípios do Rio Grande do Sul. E, cabe lembrar, que tudo começou quando Arno e Jandyra abriram uma pequena loja de materiais elétricos na Avenida Rio Branco, em Caxias do Sul, em maio de 1954. A primeira filial da marca foi inaugurada em Terra de Areia, no Litoral Norte gaúcho, em 1977, dando um passo largo rumo à expansão da Arno nas décadas de 80 e 90. O patriarca faleceu em 1997 e Gelson seguiu os passos do pai no varejo e no ramo imobiliário. Em 2004, a marca foi vendida para o grupo Magazine Luiza.
Gelson Luis Palavro recorda do conhecimento passado para o filho Arnold, mas ressalta que jamais o pressionou para seguir no segmento e sempre lhe deu liberdade, inclusive para cometer erros. O empresário, que já foi presidente da Festa da Uva, também reforça o tamanho do orgulho que sente do caminho trilhado pelo filho.
“Sempre deixei à vontade suas escolhas, porém quando me falava do que queria, procurei orientar de qual seria o seu futuro em determinada área. No momento da decisão, busquei orientar com meu conhecimento na área para que não tivesse algum tropeço, mas você não pode estar sempre ao lado para orientar. Estes erros fazem parte do aprendizado. Meu pai sempre nos falava isso e podemos ajudar a corrigir alguns tropeços. Sinto orgulho de seu crescimento como empreendedor, não é ansioso como eu fui, sempre orienta sua equipe para estarem juntos em suas decisões. Cada um tem seu jeito de lidar com pessoas, mas no comércio, várias situações precisam de ter a equipe na mão. Ninguém nasce sabendo, todo desenvolvimento precisa de orientação e prática”, salienta.
Gelson ainda faz questão de frisar que o trabalho em equipe é fundamental.
“Acredito que tem muita coisa dele ainda para desenvolver, sentir que está crescendo e apreendendo com a equipe é fundamental. Tem muito ainda a mostrar, enquanto puder estarei sempre junto para ajudar em suas decisões, sejam profissionais ou pessoais”, conclui.
Para Arnold Tedesco Palavro, que gerencia unidades da ATP Suplementos e a Farmácia ATP, referência no segmento em Caxias do Sul e região, o reconhecimento e o exemplo da carreira empresarial do pai foram e são fundamentais, já que um dos grandes objetivos é impactar positivamente na vida das pessoas.
“Meu pai, para mim, sempre foi o exemplo de homem de sucesso, não só pelo que construiu com as lojas Arno, mas como ser humano. Em diversos lugares diferentes que eu circulava, todos me perguntavam se eu era filho do Gelson. Quando eu respondia que sim, todas as reações eram muito positivas”, conta. Arnold recorda de exemplos passados de pessoas as quais o encontravam e lembravam dos feitos do pai Gelson.
“Nossa, teu pai me vendeu a primeira tv a cores.”
“Lembro muito do teu pai ajudando os vendedores a baterem as metas nos feirões da Arno.”
“Eu consegui comprar a minha cozinha completa graças a negociação que tive com o teu pai.”
“Em quantos estabelecimentos você foi até hoje que te causaram uma impressão tão positiva a ponto de te fidelizar? Difícil de lembrar, não é? É isso que eu estou falando! Não é sobre você vender algo, é sobre você impactar positivamente a vida das pessoas. É sobre você realizar sonhos. É isso que, pra mim, significa ter sucesso. Desde criança eu tinha o sonho de seguir o negócio da família, que levava o nome de meu avô, o senhor Arno Palavro, na qual o meu nome é em sua homenagem. Fui criado dentro das lojas junto com meus pais e com todos os funcionários. Com a venda da empresa, surgiu o desafio de criar o meu próprio negócio, de buscar o meu lugar ao sol. Foi aí que iniciou o desafio de buscar algo no qual eu me identificasse. Meu pai nunca me pressionou a seguir no varejo mas eu sentia que aquilo estava no meu sangue. As coisas foram se tornando naturais, até que, ao viajar para fora do país, identifiquei uma oportunidade de abrir uma loja de suplementos alimentares, área que sempre gostei muito e percebia que era pouco explorada na cidade. Então surgiu a ATP Suplementos”, diz Arnold.
O orgulho do pai e o sentimento de gratidão impulsionam o ainda jovem Arnold a pular obstáculos e se consolidar como empresário.
“O sentimento é de Gratidão. Gratidão por todos os amigos, familiares, colaboradores e parceiros que acreditaram e acreditam em nosso trabalho e na forma humana que temos de lidar com as pessoas e com a empresa. Gratidão ao meu pai, que se não fossem os seus conselhos e dicas, com certeza não teríamos conquistado o que já conquistamos. Não digo em questão financeira, digo o quanto tocamos nas vidas das pessoas que passaram e passam pela Rede ATP. Tenho muito orgulho em ter um pai como o meu, que sempre me incentivou a criar o meu próprio negócio, acreditando no meu potencial. Hoje posso dizer que sou reconhecido pela minha empresa e não só por ser o filho do dono de outra empresa de sucesso”, conclui.
Hoje, além da empresa, Arnold mantém vivo o amor e a dedicação ao pai Gelson e a mãe Gladis Maria Tedesco Palavro, outra grande incentivadora dos passos seguidos pelo filho.