Garibaldi

De Conegliano a Garibaldi: homenagem a Antônio Piccoli fortalece laços entre cidades irmãs

Cidade brasileira e italiana compartilham pacto de "Gemellaggio" há 20 anos.

De Conegliano a Garibaldi: homenagem a Antônio Piccoli fortalece laços entre cidades irmãs

No mês de novembro de 2023, uma comitiva composta por membros da Prefeitura de Garibaldi se reuniu com autoridades italianas da cidade de Conegliano, com o objetivo de estreitar laços sociais, culturais e cooperativos. Ambas cidades possuem “Gemellaggio”, que é um pacto de irmandade entre as duas comunidades.

A comitiva, liderada pelo prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, cumpriu agenda no país europeu durante 10 dias. Durante a passagem pela cidade de Conegliano, na região do Vêneto, autoridades locais fizeram questão de realizar a entrega de uma lembrança especial para a comunidade de Garibaldi. Na ocasião, foi entregue ao prefeito de Garibaldi, um quadro de Antônio Luis Piccoli, bento-gonçalvense que morou por muitos anos em Conegliano, e que foi um dos pioneiros no desenvolvimento do pacto de “Gemellaggio” entre Garibaldi e a cidade italiana.

Leia também:
Morre Antônio Luis Piccoli, um dos fundadores do Grupo RSCOM

Antônio Luis Piccoli foi um dos fundadores da Rede Serrana de Comunicação, o Grupo RSCOM. Piccoli ajudou a desenvolver o que hoje é a referência multimídia do interior do Rio Grande do Sul. Antônio também foi professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre, e diretor do Sesc em Bento Gonçalves e Santa Maria. O bento-gonçalvense, nos últimos anos de vida, trabalhou em uma das emissoras do Grupo RSCOM, a Rádio Erreci, em Conegliano, na Itália.

Em forma de homenagem, a comunidade de Garibaldi recebeu um singelo presente da cidade de Conegliano, que demonstra a importância do trabalho desenvolvido por Piccoli ao unir as duas comunidades. O pacto de “Gemellaggio” completará em 2024, 20 anos de existência e ainda trará muitos frutos para ambas comunidades. “Teremos uma troca de informações muito valiosa a respeito de programas e da cultura italiana. Isso permitirá que a gente preserve ainda mais as nossas raízes aumentando nosso conhecimento e segurança para promover em Garibaldi palestras a respeito da cultura e da imigração italiana e criar corais e grupos folclóricos que possam fazer o elo entre o velho e novo mundo”, afirmou o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini.

Foto: Daniel Carniel/Portal Adesso

Conegliano – Itália