No mês de novembro de 2023, uma comitiva composta por membros da Prefeitura de Garibaldi se reuniu com autoridades italianas da cidade de Conegliano, com o objetivo de estreitar laços sociais, culturais e cooperativos. Ambas cidades possuem “Gemellaggio”, que é um pacto de irmandade entre as duas comunidades.
A comitiva, liderada pelo prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, cumpriu agenda no país europeu durante 10 dias. Durante a passagem pela cidade de Conegliano, na região do Vêneto, autoridades locais fizeram questão de realizar a entrega de uma lembrança especial para a comunidade de Garibaldi. Na ocasião, foi entregue ao prefeito de Garibaldi, um quadro de Antônio Luis Piccoli, bento-gonçalvense que morou por muitos anos em Conegliano, e que foi um dos pioneiros no desenvolvimento do pacto de “Gemellaggio” entre Garibaldi e a cidade italiana.
Leia também:
Morre Antônio Luis Piccoli, um dos fundadores do Grupo RSCOM
Antônio Luis Piccoli foi um dos fundadores da Rede Serrana de Comunicação, o Grupo RSCOM. Piccoli ajudou a desenvolver o que hoje é a referência multimídia do interior do Rio Grande do Sul. Antônio também foi professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre, e diretor do Sesc em Bento Gonçalves e Santa Maria. O bento-gonçalvense, nos últimos anos de vida, trabalhou em uma das emissoras do Grupo RSCOM, a Rádio Erreci, em Conegliano, na Itália.
Em forma de homenagem, a comunidade de Garibaldi recebeu um singelo presente da cidade de Conegliano, que demonstra a importância do trabalho desenvolvido por Piccoli ao unir as duas comunidades. O pacto de “Gemellaggio” completará em 2024, 20 anos de existência e ainda trará muitos frutos para ambas comunidades. “Teremos uma troca de informações muito valiosa a respeito de programas e da cultura italiana. Isso permitirá que a gente preserve ainda mais as nossas raízes aumentando nosso conhecimento e segurança para promover em Garibaldi palestras a respeito da cultura e da imigração italiana e criar corais e grupos folclóricos que possam fazer o elo entre o velho e novo mundo”, afirmou o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini.
Foto: Daniel Carniel/Portal Adesso
Conegliano – Itália