Comportamento

Das 70 toneladas de lixo seletivo recolhido pela Codeca, apenas 28% pode ser aproveitado em Caxias do Sul

Codeca identifica uma pessoa descartando lixo irregular em Caxias do Sul
Foto: Paula Brunetto/ Grupo RSCOM

Na manhã desta quarta-feira (15), a Codeca lançou uma campanha de conscientização para que a população separe corretamente o lixo seletivo. A campanha tem o slogan Limpa Caxias e integra as atividades em comemoração aos 132 anos do município.

De acordo com a apresentação realizada pela diretora de Comunicação da Codeca, Fabiana de Lucena, Caxias do Sul recolhe mensalmente 360 toneladas de lixo orgânico e 70 de seletivo. Porém, apenas 28% desse lixo pode ser reaproveitado, porque a população separa de forma incorreta.  Antes da pandemia, haviam cerca de 300 lixões irregulares, neste ano a Codeca faz a limpeza periódica de mais de 1.300 locais.

Ainda, nesta semana sete contêineres já foram queimados em Caxias. Portanto, a companhia lançou esta campanha para conscientizar que a população leve o lixo próximo ao horário da coleta, separe o lixo seletivo e orgânico, não descarte em lixo irregulares, não descarte materiais de construção e nem vegetação. Aquelas associações de recicladores que não tem cadastro com a Codeca, e atualmente jogam lixo nos contêineres, são convidados a ligar na empresa e agendar a coleta.

Esta caliça contém resíduos do lixo seletivo que foi coletado nesta terça-feira (14), no bairro Bela Vista

A Codeca, atualmente, trabalha com o Ecoponto, onde a população pode levar os objetos grandes, como por exemplo, móveis e eletrodomésticos. A pessoa deve ligar no Alô Codeca 3224-8000 e agendar a coleta. Estes móveis são doados para pessoas em situação de vulnerabilidade que estão cadastrados junto a companhia. Ainda há os programas Bota-Fora e Troca Solidária.

A presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, completa nesta quarta 100 dias de sua gestão. Até esse momento, segundo ela, muitas ações foram organizadas, dentre elas nos últimos 15 dias, em todos os turnos de coleta de lixo, praticamente todos os caminhões saíram, poucos carros tiveram problemas. Esta conquista foi fruto, de acordo com Maria, da reorganização interna, sem a necessidade de aquisição de novos caminhões ou locação.

A população também é convidada nesta campanha de conscientização a denunciar irregularidades através do telefone whatsapp (54) 9.9215-1788. Aquele que flagrar um descarte irregular, uma queima de contêiner, um caminhão que passou pela lixeira e não fez o recolhimento, ou enfim qualquer situação que envolva a Codeca pode enviar imagens e reclamações.

Confira aqui a entrevista completa com a presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi e a diretora de Comunicação da Codeca, Fabiana de Lucena.

Fotos: Paula Brunetto

Foto: Paula Brunetto/ Grupo RSCOM