O Abril Azul é o mês estabelecido, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como forma de difundir informações para a população sobre o assunto e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno, a Nido – Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil, de Bento Gonçalves, propôs uma ação com crianças autistas realizadas nas dependências da clínica, neste sábado (29).
Ao longo de todo dias, diversas crianças, com Espectro Autista, foram recepcionadas pelo cabeleireiro caxiense “Tio Léo do Chapéu”. Pacientes da clínica receberam atendimento especial para uma tarefa comum, porém difícil para qualquer criança, mas especialmente mais delicada para crianças especiais.
A terapeuta ocupacional da clínica, Yasmine Sfredo Rizzardo, explicou que a ideia de marcar o Mês Azul com a ação se deu pois cortar o cabelo das crianças sempre é um desafio. Exige que fiquem paradas por muito tempo, às vezes em ambientes novos e cercadas por pessoas desconhecidas. “Há o risco de choro e de reclamações fazerem parte do processo, mesmo quando acontece dentro de casa. No caso das pessoas com TEA, a dificuldade é ainda maior por conta da hipersensibilidade sensorial”, conta.
O barulho da tesoura e da máquina de finalização bem perto do ouvido, o som do secador e a variação de temperatura, os cabelos caindo sobre os ombros e as orelhas, os dedos constantemente passando entre os cabelos, o pente passando pela cabeça as conversas das pessoas podem incomodar muito. “Uma dica é que cada criança precisa trabalhar em seu próprio ritmo para desenvolver habilidades para ter o cabelo cortado. Esse entre centenas de outras habilidades trabalhamos na Nido”, aponta Yasmine.
A clínica
A Nido Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil nasceu do objetivo de desenvolvimento das crianças que frequentam o espaço. A clínica realiza o trabalho independente do diagnóstico ou dificuldade da criança, ele é visto como um ser único e entender e estimular os potenciais, proporcionando o máximo de autonomia possível são fatores importantes para os profissionais do lugar.
O desenvolvimento é um complexo do processo de mudança na capacidade funcional dos pacientes, e existe um caminho a ser percorrido desde o nascimento rumo a autonomia deles, envolvendo o emocional, a coordenação motora, a linguagem, o aprendizado e os hábitos da vida.
A Nido oferece atendimento nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e musicoterapia. Além disso, conta com uma pneumologista pediátrica e realiza exames auditivos.
Todos os profissionais trabalham de forma interdisciplinar, ou seja, os casos são discutidos em equipe e muitos atendimentos são realizados de forma conjunta com o objetivo de ver a criança na sua globalidade e não em partes (somente mnotricidade, linguagem, aspectos emocionais, aprendizagem, …)
A clínica é conduzida por três mulheres com um propósito em comum, o desenvolvimento infantil, a Fonoaudióloga Érica Cimadon, Fisioterapeuta Juliana Saccol Martins e Terapeuta Ocupacional Yasmine Sfredo Rizzardo. Além delas, a clínica possui atendimento psicológico, psicopedagógico, musicoterapia e tem um serviço completo de avaliação auditiva infantil. Ela fica localizada na Rua Tocantins, 133, no bairro São Bento.