Cidades

Criação de Universidade Federal é pauta de audiência pública, em Flores da Cunha

Uma nova reunião sobre o tema está marcada para dia 9 de novembro em Farroupilha

Criação de Universidade Federal é pauta de audiência pública, em Flores da Cunha
Foto: Divulgação

A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha promoveu nesta sexta-feira (27) uma audiência sobre a criação de Universidade Federal na Serra Gaúcha. Entre as autoridades presentes estava a deputada Federal Denise Pessôa (PT/RS). Segundo a parlamentar, que esteve no Ministério da Educação no início de agosto para tratar sobre o tema, o atual Governo Federal é simpático a essa antiga demanda da região.

Durante sua fala, a parlamentar destacou a importância do debate regional sobre o tema em diversas cidades da Serra. Ela reforçou ainda que a perspectiva de acessar uma universidade também é um incentivo para que os jovens se dediquem aos estudos.

“O ensino superior público de qualidade democratiza o acesso ao conhecimento para que qualquer pessoa possa estudar, independente de ter condições financeiras ou não. Precisamos construir pontes, mobilizar e organizar nosso pedido pela Universidade. Hoje, a Universidade pode ser um sonho, mas amanhã ela será uma realidade”, destacou a parlamentar.

Um pouco mais sobre a audiência

Até esta quinta-feira (25) pelo menos 11 Legislativos já haviam aprovado moções de apoio à criação da instituição de ensino. Além das Câmaras de Serafina Corrêa, São Marcos, Protásio Alves, Nova Roma do Sul, Guabiju, São Valentin do Sul, Fagundes Varela, Garibaldi, Farroupilha, Antônio Prado e Nova Prata, o Parlamento Regional da Serra Gaúcha, o Corede-Serra e a Amesne também sinalizaram apoio à Universidade Federal da Serra Gaúcha. A Deputada Federal Denise Pessôa PT-RS comemorou a mobilização da região.

“Entendo que uma universidade federal será um excelente instrumento para o aprimoramento e formação profissional dos nossos jovens da Serra. A presença de uma universidade pública, gratuita e de qualidade tem o potencial de melhorar o ensino básico regional. Por isso, acredito na necessidade de mobilização dos municípios da região para essa conquista. Com a criação de Universidade Federal da Serra Gaúcha, estudar pode ficar mais acessível para a nossa juventude. E também para os adultos que buscam o ensino superior”, reforçou a parlamentar.

A reunião promovida em Flores da Cunha contou também com a participação de representantes de entidades e lideranças de Flores da Cunha, assim como empresários, professores e estudantes que estiveram no auditório da Escola Estadual São Rafael. Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 9 em Farroupilha sobre o mesmo tema.