A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, de Caxias do Sul, avaliará a possibilidade de convocação de um novo grupo de gestores de instituições de saúde nesta quinta-feira (28). Entre os nomes, estão a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, e a presidente do Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul, Sandra Barp. A reunião extraordinária está prevista para começar às 11h, na Sala das Comissões da Câmara de Vereadores.
Até o momento, o grupo de investigações liderado pelo vereador Rafael Bueno (PDT) já ouviu cinco depoentes. São eles: o então diretor da UPA Central, Alessandro Ximenes (28/08), já substituído por Marcel Bertini; a diretora da UPA Zona Norte, Renata Demori (31/08); a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi (05/09); a presidente do Sindisaúde Caxias, Bernadete Giacomini (15/09); e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva (25/09).
Também fazem parte da comissão o vice-presidente dela, vereador Maurício Scalco (NOVO), e a relatora, vereadora Estela Balardin (PT), e outros sete parlamentares. A abertura da CPI partiu de um ofício assinado por 15 vereadores, no qual sustentam que “os esforços investigativos serão centralizados em suposta ineficiência da gestão das Unidades de Pronto Atendimento”. No documento, eles reforçam como estopim o episódio em que foi negado atendimento a um paciente na UPA Central, no dia 22 de maio. A empresa que administra o local acabou multada pelo poder Executivo em 0,9% do contrato mensal, que equivale a R$ 23.238,80.