Festival ‘Despertar no Vale’ está confirmado neste sábado no Vale dos Vinhedos

Os visitantes poderão conhecer vinhos e espumante e experimentar pratos da cozinha regional italiana.

Publicado por
07:30 - 06/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Videiras Carraro/Créditos Maíla Facchini, Quarto Estúdio Fotografia

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, a Aprovale, realiza neste sábado, dia 6 de abril, a terceira edição do Despertar no Vale, evento que busca o fortalecimento do turismo na região do Vale dos Vinhedos, oferecendo aos visitantes uma interessante agenda enogastrônomica, realizada por mais de 30 estabelecimentos participantes, entre vinícolas, restaurantes e negócios setoriais. O evento é ao ar livre e tem início às 10h, encerrando a meia-noite.

São 19 vinícolas, seis restaurantes e outros negócios reunidos no mesmo lugar: o centro histórico da Linha Leopoldina, junto à Capela das Almas, onde foi construída a primeira igreja da região por imigrantes italianos, em 1880. A intenção é enriquecer a agenda de atividades do Vale na transição do verão, época de vindima, encerrada em março, para o outono.

Os visitantes poderão conhecer vinhos e espumante e experimentar pratos da cozinha regional italiana — pizzas, nhoque, galeto com polenta, risotos e tábuas de frios (entre os doces, trufas artesanais com sorvete), além dos burguers do BAH BBQ.

O festival, que também contará com diversos shows, tem como objetivo enriquecer a agenda de atividades durante a transição do verão, quando acontece a vindima, pelo outono, quando o verde das videiras dá lugar a um tom mais alaranjado.

“O Vale dos Vinhedos é um lugar repleto de nuances que podem ser descobertas e apreciadas em diferentes ocasiões. Todas essas formas trazem a cultura da uva e do vinho como elemento da identidade da nossa gente e oportunizam o fortalecimento da entidade e do associado, continuamente revigorando o Vale como o grande polo indutor do enoturismo nacional”, destaca o presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi.

Shows no repertório

O Despertar do Vale terá atrações culturais e artísticas. Uma das que trazem, de forma divertida, a cultura dos imigrantes à tona será a etapa Vale dos Vinhedos dos Jogos Coloniais promovidos pela 19ª Fenavinho. Inserida na programação, a atração coloca moradores do distrito competindo em provas como arremesso de queijo e corrida de carriola. Os vencedores se classificam para a etapa final, quando os quatro distritos de Bento Gonçalves se enfrentam para definir, em junho, quem será o campeão.

Para embalar essa programação, o Desperta do Vale terá quatro shows, fazendo do evento um grande encontro de confraternização. A dupla Maurício & Roger abre os trabalhos sonoros às 11h30min, trazendo um set acústico. Às 17h, as cantoras Fran Duarte e Tatiéle Bueno celebram a bossa nova. A Trindade Sonora se apresenta a partir das 19h30min, mostrando sons autorais e clássicos do rock e da MPB nacional. Para fechar, o 2 por Litro faz um show às 21h repleto de clássicos do rock internacional.

Programação

10h30min: Missa na Capela das Almas
11h30min: Show Maurício & Roger
13h: Etapa Vale dos Vinhedos dos Jogos Coloniais da Fenavinho
17h: Fran Duarte e Tatiéli Bueno
19h30min: Trindade Sonora
21h: 2 por Litro

Nesta edição, patrocinam o evento Agência Batuca, Grupo DCA, Jovem Pan e portal Olá Serra Gaúcha, Sicredi, Água da Pedra, Altaia Cabanas, Gás Cainelli e Liquigás, Orquídea, Giordani Turismo, Pizzato Vinhas e Vinhos, Arquiteta Letícia Calza, L&L Rótulos e Gráfica Bento, Nutrire, Basinox e Maison Forestier. O apoio é da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

Programe-se

  •  3º Despertar do Vale, dia 6 de abril, das 10h à meia-noite.
  •  Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (Capela das Almas, Linha Leopoldina)
  •  O acesso é gratuito (a taça oficial do evento será vendida no local a R$ 15)

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp