O Corpo de Bombeiros Militar de Guaporé, localizaram na tarde da quarta-feira, dia 6, o corpo de Peterson dos Santos Gaspar, de 47 anos, que havia desaparecido nas águas do Rio Guaporé. Foram cerca de 30 horas ininterruptas atividades nas margens do flúmen até encontrá-lo, sem vida.
O homem, de uma empresa que presta serviços terceirizados para a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – Ministério de Minas e Energia, estava preso em um angico a aproximadamente oito quilômetros do local onde ficou à deriva após o barco, com mais duas pessoas, virar. O ponto de localização pertence à Comunidade Auxiliador, zona rural de Dois Lajeados.
Os trabalhos dos bombeiros foram iniciados por volta das 11h, desta terça-feira, dia 5, na altura da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Guaporé, localizada na Comunidade São Marcos/Usina. O local é próximo da ponte que divide o município e Anta Gorda. Nessa altura, Peterson e mais dois homens efetuavam a medição do leito do rio. Todos estavam utilizando Equipamento Individual de Proteção (colete salva-vidas). Era a primeira saída de campo da vítima da tragédia.
Por motivos ignorados, a embarcação onde estavam virou. Peterson ainda tentou agarrar-se em um cabo, mas não conseguiu. Os outros dois tripulantes conseguiram nadar até à margem. Na tentativa de salvar-se, implorou por socorro, em vão. A forte correnteza arrastou rapidamente o homem rio abaixo.
Ao longo do dia, mergulhadores do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM) colaboraram com as atividades nas margens e no leito do Rio Guaporé. Agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP) acompanharam os trabalhos de remoção do corpo das águas e abriram Inquérito Policial (IP) para apurar todas as circunstâncias que ocasionaram a morte de Peterson. O corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML), de Passo Fundo.
Fonte: Rádio Aurora