O corpo de Gabriel Marques Cavalheiro, que foi encontrado em um açude na região de Lava Pés, no interior de São Gabriel, na tarde desta sexta-feira (20), foi velado na capela da funerária São José. Os serviços fúnebres se iniciaram às 14h30min, após a realização do exame de necropsia. Gabriel foi levado até Santa Maria, onde foi examinado pela equipe de peritos da polícia e liberado por volta das 12h30min deste sábado. Informações sobre enterro ainda não foram divulgadas.
Por volta das 15h15min, a vó de Gabriel chegou em frente à capela funerária. Além do abraço de familiares e amigos, uma moradora, que não conhecia a família, chegou para entregar um vaso de flores. No entorno, todos se emocionaram com o gesto.
Na esquina das ruas Barão do Cambaí e Jonatas Abott, grupos de pessoas iam chegando. Em comum, a população relata tanto indignação pelo fato, bem como refuta versões do caso e da sequência do que aconteceu entre a noite de 12 de agosto e a madrugada do dia 13.
Paula Bersati, 44 anos, é amiga da família e também mora no Bairro Independência, onde Gabriel foi abordado pelos PMs. Para ela, há muitas irregularidades na condução dos policias durante a ocorrência. Ela questiona a falta de ação do autor das fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostrando a ação.
– Quem teve tempo de filmar, quem teve tempo de fotografar, também teve tempo suficiente de ouvir – questiona.
“Estamos enterrando, aqui, o sonho dele”, fala pai de Gabriel durante o velório
Anderson da Silva Cavalheiro, 40 anos, trabalha como encarregado por depósito e é pai de Gabriel Marques Cavalheiro. Anderson saiu da cidade de Guaíba para sua pior viagem cujo destino é sepultar o único filho. O jovem foi encontrado morto em um açude na localidade de Lava Pés, no município de São Gabriel, no centro-oeste do Estado, após uma semana de ter sido levado por uma viatura da Brigada Militar (BM). Em depoimento emocionado, o pai falou do sonho abreviado do filho e de uma trajetória exemplar.
O jovem queria prestar serviço militar obrigatório em São Gabriel, bem como viver pela cidade. Tranquilo, tímido, mas cheio de amigos, Gabriel era conhecido pela admiração à cultura gaúcha e à rotina em municípios do Interior. Era filho único de Anderson, e irmão de Bianca e Suelen, também filhas da sua mãe Rosane.
Professores e colegas enviaram um vídeo em homenagem a Gabriel, e um ônibus saiu de Guaíba, na tarde deste sábado rumo ao velório e ao sepultamento do jovem. Além de saudade que deixará a amigos e familiares, todos pedem transparência nas investigações e justiça.
Relembre o caso
Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, desapareceu na última sexta (12) em São Gabriel. O jovem, nascido em Guaíba, estava hospedado na casa dos tios no município para realizar os exames de alistamento militar. Ele teria sido avistado, pela última vez, por uma testemunha sendo colocado em uma viatura da Brigada Militar.
Desde quarta-feira (17), as buscas se concentraram em uma localidade conhecida como Lava pés, localizada a dois quilômetros do ponto de abordagem.
Fonte: Diário SM