Através da Tribuna Popular, da Câmara de Vereadores, o cidadão Érico Razzera esteve explanando aos vereadores sobre a necessidade de mudanças nos estatutos de Conselhos Municipais de Farroupilha. Conforme sua manifestação, as reuniões, com o apoio dos meios digitais, podem ser mais transparentes, bem como os registros das decisões tomadas.
Conselhos Municipais são mecanismos criados para inserir a sociedade civil nas decisões tomadas pela administração pública, e no debate de estratégias que propiciem o desenvolvimento harmônico da cidade. Atualmente Farroupilha conta com 23 Conselhos Municipais.
Apesar da popularização das transmissões onlines, e o compartilhamento de documentos via internet, Razzera explica que o processo realizado pelos Conselhos, em sua maioria, ainda são analógicos e não fomentam a participação popular. Desta forma busca-se a atualização de seus estatutos para tornar a prática um padrão entre eles.
A Câmara de Vereadores, por sua vez, concorda com as manifestações e buscará via Comissão de Infraestrutura auxiliar em uma possível atualização de regimentos. A OAB-RS subseção Farroupilha também está a disposição para auxiliar neste processo informa Razzera.
Conselhos Municipais de Farroupilha:
Da Cidade;
Do Idoso;
Da Proteção Animal;
Da Assistência Social;
Da Defesa Civil;
Da Juventude;
Da Saúde;
Da Alimentação Escolar;
Do Esporte e Lazer;
Do Desenvolvimento Rural;
Da Educação;
Da Politica Cultural;
Da Previdência;
Da Proteção e Defesa do Consumidor;
Dos Serviços Funerários;
Do Tráfego;
De Trânsito;
Do Turismo e Cultura;
Do Meio Ambiente;
Do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural;
Do Direito da Criança e do Adolescente;
Do Direito da Mulher;
Da Pessoa com Deficiência;