O Conselho Municipal de Turismo de Farroupilha (Comtur) esteve reunido na última semana para dar início aos debates em torno do novo Plano Municipal de Turismo. Em entrevista ao Grupo RSCOM, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Regina Célia Ducati, comentou que a cidade estava sem o plano desde 2019 e que era necessário montar novas estratégias para o fomento do turismo local.
Ela disse que a reunião foi extremamente produtiva, pois os membros do Comtur são pessoas que vivem a cidade diariamente. Além disso, houve a participação de uma turismóloga do Sebrae, que já auxiliou outras cidades nas elaborações dos planos. Também foi registrada presença de pessoas ligadas à secretaria do Meio Ambiente, para que o trabalho fosse realizado em conjunto.
Regina comentou sobre o que a população pode esperar do turismo de Farroupilha nos próximos anos.
“Podemos esperar uma boa divulgação da cidade através da mídias sociais, de cards, dos Centro de Atendimento ao Turistas, a associação dos roteiros já estabelecidos, que poderão regrar os novos empreendimentos que irão surgir, além da Lei de Incentivo ao Turismo para que se possa investir ainda mais na nossa cidade”, disse.
Regina acredita que a cidade está inserida no turismo da Serra Gaúcha muito pela sua posição geográfica, sendo o primeiro município da região para quem chega de Porto Alegre e toda área metropolitana. É, conforme a secretária, preciso aproveitar isso no turismo de passeio, de negócios e religioso, como, por exemplo com o Caminhos de Caravaggio.
Ela também ressaltou que a cidade irá receber provas da Surdolímpiadas em maio, a Fenakiwi, o Entrai, e demais festas que ocorrem no município. Os eventos são vistos como um ponto a ser explorado na divulgação de Farroupilha para todo o Brasil.