Últimas notícias

Confirmada a sexta morte devido aos alagamentos no RS

Idosa perdeu a vida após tentativa de resgate em Lajeado

Confirma a sexta morte devido aos alagamentos no RS
Confirma a sexta morte devido aos alagamentos no RS

Subiu para seis o número de mortos pelas fortes chuvas e alagamentos que atingiram o Rio Grande do Sul desde o domingo, dia 3. A informação foi confirmada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), em pronunciamento nesta terça-feira. O óbito mais recente é notificado em Lajeado, e ocorreu quando um cabo no qual um policial militar resgatava uma idosa se rompeu e ambos caíram no rio Taquari. A mulher não resistiu e o PM foi resgatado em estado grave para um hospital da região.

Os demais óbitos devido aos alagamentos

A quinta vítima conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi a morte de um homem no município de Estrela. Segundo nota, “ele foi vítima de uma descarga elétrica durante as inundações da enchente do Rio Taquari que afetam o município”. O acidente ocorreu no Bairro das Indústrias. Identificado como Moacir Engster, de 58 anos, a vítima é pai do secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, Guilherme Moacir Engster.

E, outras quatro pessoas morreram nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras na segunda-feira, dia 4. Segundo a Defesa Civil estadual, um homem morreu eletrocutado em casa, por volta das 9h, ao ser atingido por uma descarga elétrica em Passo Fundo. Ele chegou ser levado ao hospital, mas não resistiu. A descarga foi provavelmente provocada por um raio.

Também na parte da manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros localizou no Rio Piraçuce, em Mato Castelhano, o corpo de Cristiano Schuslei, de 41 anos. O rio transbordou e o motorista não conseguiu controlar o veículo, que foi arrastado para dentro do rio. Um passageiro que estava no veículo conseguiu se salvar. No município de Ibiraiaras, um casal morreu ao tentar atravessar de carro uma ponte na localidade de Santa Clara. De acordo com a Defesa Civil, o carro foi arrastado pela correnteza.

Mais de 18 mil pessoas em 60 municípios são afetadas por chuvas no RS

O balanço atualizado da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta terça-feira (5), aponta que 18.530 pessoas são afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, distribuídas em 60 municípios. Em razão do mau tempo, o órgão confirma oficialmente quatro mortes no território gaúcho.

O informe da Defesa Civil aponta ainda que 215 pessoas se encontram desalojadas. Já o número de desabrigados é nulo. Não há desaparecidos até o momento, e as chuvas causaram o destelhamento de 309 casas no RS.

Grande parte das casas destelhadas foi notificada em Sarandi, no Norte do Estado, onde 150 residências foram danificadas pelo problema. Moradores da cidade de Roca Sales, no Vale do Taquari, foram obrigados a buscar abrigo nos telhados das próprias moradias por conta da cheia do rio Taquari durante esta madrugada.

Informado da condição de diversos municípios do Estado, o governo federal decidiu mobilizar o Exército para auxiliar as pessoas prejudicadas pela chuva no Vale do Taquari. A informação foi repassada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.