A cidade de São Marcos está com bloqueios nas principais estradas que dão acesso aos municípios vizinhos. O prefeito Evandro Kuwer pede à população que evite deslocamentos desnecessários e respeite as sinalizações de trânsito, especialmente em áreas de risco. Na BR-116, entre a cidade e Caxias do Sul, uma equipe da Prefeitura se deslocou até o km 128 da rodovia para sinalizar a interrupção do trânsito. No km 133 também há registro de deslizamento, causando a interdição da passagem.
O acesso à Campestre-Vacaria também está interditado devido à queda de barreiras na BR-116. Além dos trechos citados o asfalto cedeu no km 108 entre o bairro Bela Vista (após antigo posto da PRF) e a Linha Rosita.
Rota do Sol – Durante a quarta-feira (1º) a via também esteve interditada após rompimento de adutora em Vila Seca, que impossibilitava o acesso à Caxias do Sul por São Marcos via Rota Saonda. Segundo informações, o problema da adutora já foi resolvido e a estrada está liberada, no entanto alguns pontos da estrada contam com muita água. O deslocamento deve ser evitado por questões de segurança.
Estrada 500, em Santo Henrique, bloqueio por tempo indeterminado – O acesso à Flores da Cunha e à Antônio Prado está bloqueado, por conta de vários deslizamentos. O Poder Executivo informa que conforme o tempo favorecer e houver condições de segurança, serão colocadas máquinas da Secretaria do Interior no local para desobstrução e manutenção da via.
Mobilização das forças de segurança em São Marcos
O Corpo de Bombeiros de São Marcos está desde a noite de sábado (27) trabalhando intensamente para atender demandas referentes ao temporal. A corporação convocou treze bombeiros militares para lidar com as emergências, que já ultrapassam 75 ocorrências desde o início das chuvas. Foram remoção de pessoas de pontos alagados e de locais de risco, bem como cortes de árvores e ajuda a residentes.
Conforme a Brigada Militar, algumas áreas como a Linha Santo Henrique, a Linha Rosita e a Linha Tiradentes, exigem atenção especial devido à gravidade das condições. Houve relatos de resgates de veículos com pessoas presas devido a inundações, apesar dos alertas prévios do Corpo de Bombeiros.
Alguns pontos apresentam maior perigo que outros, como é o caso do Bairro Bela Vista, entre os kms 108 e 112 na BR-116, onde rachaduras na pista causaram interdição do tráfego.
A Defesa Civil de São Marcos oferece suporte, na Linha Rosita, às famílias afetadas. As equipes seguem visitando residências, distribuindo lonas e fornecendo assistência às famílias em áreas de risco. Conforme Vinícius Capeletti, secretário e responsável pelo órgão de defesa na cidade, pelo menos 3 famílias foram deslocadas de casa, por considerar áreas de risco no bairro São José. Elas estão em casa de familiares.
Situação das escolas no município
A Prefeitura cancelou as aulas nas Escola Municipais de Ensino Fundamental e na Escola Municipal de Educação Infantil Ternura até esta sexta-feira (3). Já algumas escolas atenderão normalmente: as EMEIs Criança Feliz, Amor Perfeito e Pingo de Gente. Também não haverá nenhum transporte no interior, pois as estradas contam com pontos de muita água sobre a via e alguns pontos deslizamentos de terra das encostas.
Mantém-se apenas as aulas das escolas municipais de educação infantil, exceto a Ternura (que conta com pontos de alagamento), pois essas não dependem de transporte público. Entretanto, fica a critério dos pais e responsáveis a escolha por levarem ou não seus filhos para a aula.
Quanto às aulas nas escolas estaduais, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), emitiu nota oficial, suspendendo também as aulas na rede pública estadual na quinta-feira (02) e sexta-feira (03) em todo o Estado. A princípio, as aulas normalizam na segunda-feira (6), caso contrário, novo comunicado será emitido nas páginas da Prefeitura e também pelas direções das escolas.
A Prefeitura Municipal de São Marcos recomenda que todos mantenham-se abrigados em local seguro e evitando transitar, inclusive pelas estradas do interior do município, pois neste momento existem vários pontos de bloqueio além de muita água concentrada em todas as estradas.
Confira o vídeo realizado pela Prefeitura de São Marcos com as forças de segurança
*Com informações do São Marcos Online