Cultura

Concurso de Poesias da Biblioteca Castro Alves de Bento Gonçalves já conta com mais de 100 inscritos

Arte: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves
Arte: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves

A Biblioteca Pública Castro Alves, em Bento Gonçalves, está realizando a 1ª edição do Concurso de Poesia, lançado durante a Semana do Livro Online, celebrada na última semana. Poetas de todo país podem participar do concurso.

Atualmente já são mais de 100 inscritos de diversos Estados do Brasil, expandindo ainda mais a cultura de Bento para outras regiões do Brasil. Além do Rio Grande do Sul, até o momento foram recebidas inscrições de poetas de: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Amazonas, Brasília, Espírito Santo, Sergipe, Maranhão, Distrito Federal, Paraná, Manaus, Pará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte.

O Concurso conta com 110 inscritos, sendo cinco na categoria Infanto Juvenil (11 aos 17 anos), e 103 na categoria Adulto. Segundo o cronograma publicado no edital, as inscrições se encerram no dia 27 de maio.

A diretora da Biblioteca Pública, Paula Gautério Porto, comentou sobre o concurso ter atingido um alcançe à nível nacional.

“Os 20 estados participantes refletem o prestígio e o comprometimento da nossa instituição com a Literatura e com o fomento de dar espaço para novas vozes. A era digital trouxe, entre outras características, meios mais fáceis para a pessoa se expressar. Muito tem-se escrito em blogs e redes sociais. Mas o Concurso de Poesia tem um caráter de credibilidade, pois as poesias vão ter um feedback técnico por meio de uma comissão julgadora”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares também destaca sobre a importância da realização do concurso.

“A Poesia remete aos primórdios da civilização. Por meio dela se narra a vida, os sentimentos, e tantos outros temas. Ela é intrínseca ao ser humano e às nações. E o Concurso de Poesias personifica essa aventura do ser humano com a construção das palavras, de poder projetar as suas experiências. O número de inscritos, até agora nos deixa muito contentes e notamos a sua importância de promover e incentivar a veia literária promovendo a autoria. A Poesia é um patrimônio universal”.