A situação de ver uma criança engasgada com certeza é desesperadora. E estas ocorrências são mais comuns em crianças menores, pois as cavidades nasais e vias aéreas ainda são muito pequenas. O engasgamento é comum, principalmente, pelo leite materno nos meses iniciais.
Nestes casos, as pessoas próximas precisam agir com rapidez e eficiência para desobstruir as vias o quanto antes. Entretanto, há pessoas que entram em choque, ou não tem conhecimento do que fazer para salvar a criança. A demora no atendimento pode causar a perda de consciência e levar a morte.
O Sargento Daniel, do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, repassa algumas dicas de ações em caso de engasgamento de crianças até um ano de idade:
1 – Manobra de Heimlich
a) Ligue imediatamente para o telefone de emergência 193( Bombeiro Militar ) ou 192 ( SAMU); O atendente é capacitado para tranquilizar a pessoa ao telefone e ir realizando os primeiros socorros até a chegada de uma ajuda profissional.
b) Coloque o bebê de bruços, apoiado no antebraço e com a cabeça virada para baixo, não obstrua as vias aéreas;
c) Dê tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes. Repita esta ação por 1 minuto;
d) Se o engasgo persistir, o bebê não chorar e as extremidades permanecerem próximas a cor roxa, deve-se iniciar as manobras de RCP.
2- Manobra de Respiração Cardiorrespiratória (RCP)
a) O bebê deve ser virado de barriga para cima, colocado sobre uma superfície rígida;
b) Com a ponta dos dedos indicador e médio, entre os dois mamilos, faça 30 compressões tóracicas a uma velocidade de 2 por segundo. Após as compressões, realize duas insuflações pela boca e nariz juntos;
c) Repita o procedimento anterior por 5 vezes e pare para avaliar o recém-nascido;
d) Se o bebê não apresentar melhora no seu estado, prossiga realizando a manobra até a chegada do serviço de emergência.
Essa manobra salvou a vida de Lucca, um bebê de três dias, que foi salvo pela unidade do Corpo de Bombeiros do bairro Cruzeiro. No dia 24 de outubro o bebê chegou com as vias aéreas obstruídas. A equipe o reanimou e encaminhou para atendimento médico. Os pais de Lucca visitaram a guarnição na última sexta-feira (30) para agradecer e entregar lembranças.
Leia mais:
Família visita Bombeiros que salvaram criança com três dias de vida em Caxias