Caxias do Sul

Comissão do Artesanato Caxiense apresenta 10 reivindicações no Legislativo Caxiense

Mais de 1.000 famílias caxienses vivem do artesanato

Comissão do Artesanato Caxiense apresenta 10 reivindicações no Legislativo Caxiense
Crédito: Bianca Prezzi/Câmara Caxias

Dez reivindicações da Comissão do Artesanato Caxiense, por meio da artesã Andréia Monteiro, que atua no Desvio Rizzo, foram entregues ao vereador Adriano Bressan/PTB, presidente da Comissão de Educação. Ele recebeu o documento durante reunião do grupo parlamentar, realizada nesta quinta-feira (30/03), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Entre outras autoridades, estava presente a secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, que considerou construtiva a discussão.

O próprio presidente da comissão também indagou acerca do porquê de terem parado reuniões periódicas e pediu maior atenção ao setor. Bressan reconheceu, porém, que seria difícil obter todas as respostas já no dia de hoje. Por isso, sugeriu o agendamento de nova reunião, a fim de avançar na resolução dos pontos, trazido pelo grupo do artesanato, que envolve 20 coordenadores artesãos.

Reivindicações

Entre os pontos colocados, está o pedido para que o segmento volte a ser vinculado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, como era até 2019, e não à Secretaria da Cultura. Mesmo assim, é solicitada a continuidade de uma parceria com as pastas da Cultura e do Turismo.

O documento pondera que mais de 1.000 famílias caxienses vivem do artesanato. Reivindica reuniões mensais, o retorno de feiras em eventos como o Mãos da Terra e a Festa da Uva. Quer a retomada de visitas técnicas a eventos de outros estados e municípios.