Polícia

Comércio de gás clandestino está prejudicando a população de Caxias do Sul

Comércio de gás clandestino está prejudicando a população de Caxias do Sul
Petrobras anuncia redução nos preços de venda do gás de cozinha às distribuidoras (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil)


Uma empresa de revenda de gás autorizada, localizada em Caxias do Sul, a qual preferiu não se identificar, vem recebendo diariamente, em média, cinco ligações de pessoas que foram vítimas de um comércio ilegal de gás e pedem ajuda para reaver a situação. Em conversa com outros proprietários de lojas cadastradas na Agência Nacional Petróleo (ANP), estes também relataram a mesma situação.

Por conta disso, os proprietários registraram uma denúncia pelo Disque Denúncia 181 e desejam alertar a população. De acordo com as vítimas, os estelionatários passam com um veículo, muitas vezes com a logo de alguma distribuidora e oferecem o botijão de gás. Este equipamento é muito similar ao original, aparentemente tem um lacre, o preço difere cerca de R$10 a R$20 reais do original, entretanto, na maioria das vezes ele está vazio. Ainda, em inúmeras vezes o cliente percebe que algum objeto pessoal foi roubado da casa.

Após perceber que caiu em um golpe, os moradores tanto da área central quanto dos bairros, ligam para a revendedora credenciada na ANP e pede para que o gás seja substituído ou que de manutenção. Entretanto, a revenda não consegue auxiliar, já que o lacre não é original, não está registrado na ANP, enfim, não há um controle. A situação se torna ainda mais perigosa, segundo relatou o denunciante, pois não se sabe o produto que é colocado dentro desses botijões.

Uma empresa falsa já foi identificada pelos denunciantes. Um casa convencional está sendo usada para depósito desses botijões. Ela fica localizada na Rua José Bisol, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, próximo a antiga empresa Madezatti. Apesar da placa dizendo que é uma revenda autorizada, de acordo com os denunciantes, ao fazer a consulta junto com a ANP não há o registro. Os botijões estão sendo estocados de forma irregular em uma garagem, correndo o risco de explosão. O fato já foi repassado para a polícia e para o Corpo de Bombeiros.

A revendedora autorizada também já solicitou junto a Agência Nacional Petróleo uma fiscalização em Caxias do Sul. Se você já caiu neste golpe ou presenciar esses estelionatários agindo por Caxias, deve ligar para o telefone Disque Denúncia 181. Se possível pegar informações como placa do carro, número de contato que este “profissional” repassar, nome da revenda, enfim, detalhes que auxiliem na investigação.

Como identificar se a empresa é regularizada?

  • Conferir se a empresa tem o registro junto a ANP: No próprio veículo tem uma identificação com números e letras, com esse registro é possível averiguar se a empresa cadastrada. (Número de telefone da ANP para conferir o cadastro 0800 970 0267)
  • Solicite o cupom fiscal na hora da compra.
  • Confira o lacre pra ver se o botijão está lacrado.
  • Deve ligar pra revenda verificar se aquele profissional realmente trabalha, se o veículo é autorizado por eles.
  • Comprar sempre de empresas conhecidas.