Custo de Vida

Comércio da Serra aguarda decreto para reabrir portas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Sindilojas Caxias informa que a sinalização do Estado sobre o retorno das atividades do comércio varejista não essencial para a próxima segunda-feira (22) é uma boa notícia, mas alerta que é preciso aguardar pronunciamento oficial do governador Eduardo Leite, bem como a publicação do Decreto, que vai estabelecer como vai ser o funcionamento do comércio com a bandeira preta, ao ser retomada a cogestão, permitindo regras menos restritivas, no modelo de Distanciamento Controlado.

A informação é de que o funcionamento do comércio seria de segunda à sexta-feira, até às 20 horas (com entrada até às 19h), ocorreu em reunião virtual com o governador com a participação do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Em nota, a Fecomércio-RS reiterou a necessidade do apoio governamental para suavizar o impacto econômico das medidas adotadas durante o último mês, cobrando ações como extensão dos prazos para o pagamento de impostos, ampliação das prorrogações para todas as empresas optantes pelo Simples Nacional e criação de novas linhas de crédito, e também reforçando a importância da disponibilidade de vacinas e do combate às aglomerações nos espaços públicos.

O vice-presidente do Sindilojas Caxias, Gilmar Rossi, afirma que, ao se posicionar favorável à flexibilização do atendimento do comércio varejista não essencial, o poder público mostra que está ouvindo os apelos dos empresários do varejo: “Temos consciência sobre o agravamento da pandemia, mas a abertura do comércio envolve empresários e funcionários que precisam trabalhar para garantir o sustento do dia a dia. Vamos cumprir o que for determinado pelo Estado”, afirmou. A reivindicação de flexibilização para o atendimento do comércio varejista é necessária porque o tele-atendimento e a tele-entrega são insuficientes para manter o comércio em funcionamento.

O Sindilojas Caxias orienta os comerciantes para que aguardem o decreto para que a abertura do comércio seja feita respeitando o modelo de Distanciamento Controlado.