Em diversos momentos, por conta da maior facilidade nos dias de hoje que as redes sociais trazem à população, somos alvo de milhares de informações. Isso ocorre nos famosos grupos de aplicativos de conversa, nas redes e também através das empresas de comunicação.
Esse maior alcance faz com que muitas vezes, de propósito ou não, informações falsas cheguem até a população. As famosas fake news são propagadas aos montes diariamente, mas também são registrados muitos casos de informações locais que são repassadas e estas tem o poder de deixar uma comunidade em choque.
Informações no município, no bairro ou até mesmo na própria rua são espalhadas sem restrição, entre elas sobre possíveis delitos contra a vida ou não, além daqueles que envolvem o tráfico de entorpecentes.
Para isso, antes de possivelmente causar uma espécie de caos em determinada localidade, existem os números oficiais da Brigada Militar, que buscam acolher as demandas da sociedade.
Em Farroupilha o comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar, Major Giovani Gomes ressaltou algumas orientações para a população a respeito do repasse de informações:
“O número do WhatsApp de denúncia da Brigada Militar é (54) 9 9666-9278. Foragidos, armas de fogo, tráfico de drogas, ocorrências escolares, qualquer tipo de delito ou situação que for sabida, este número é utilizado para realizar a denúncia. Sua identidade será preservada, nós trabalhamos com a informação, então quanto mais completa a informação, melhor”, ressaltou o Major.
O detalhamento sempre que possível ajuda o trabalho do efetivo, como nos casos da especificação de ruas, tipo do delito, possível uso de veículos para locomoção, informações sobre aparência física entre outros. Para assim o trabalho ser realizado mais rapidamente.
Gomes fez outro importante destaque, o do compartilhamento de vídeos em redes abertas:
“Não mandem vídeos em redes sociais, não mandem vídeos em grupos de WhatsApp, áudios, informações que não estejam devidamente verificadas. Procurem filtrar com a área de segurança. Mandem as informações para quem sabe e trabalha na área de segurança pública. Você também pode ser investigado no momento que proliferou ou compartilhou informações que não deveriam ser compartilhadas e causam danos para a sociedade”.
Ressaltando novamente o alerta realizado pelo Major Giovani Gomes, o número de denúncia da Brigada Militar de Farroupilha é o (54) 9 9666-9278. O sigilo será mantido por parte dos policiais, além do já tradicional 190, que também pode ser acionado.