Cidades

Com recuperação do asfalto, ERS-122 deve ser liberada nesta terça-feira em Farroupilha após 42 dias

Foto: Divulgação/Encopav
Foto: Divulgação/Encopav

Iniciaram na tarde desta segunda-feira (16) a recuperação do asfalto no KM 43, da ERS-122, na Serra entre Farroupilha e Nova Milano. Os trabalhos ocorrem 42 dias após a queda de barreira que bloqueou totalmente o trânsito e 12 dias após as detonações das pedras que ainda ameaçavam cair do talude. Há uma previsão do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Encopav, empresa responsável pela obra, que o trânsito possa ser liberado no final da terça-feira (17).

No sábado (14) foram realizadas as últimas detonações das pedras que ainda estavam sobre a pista. Um  martelete hidráulico foi usado na manhã de hoje para fazer a remoção do que sobrou de cima das duas faixas que serão liberadas. O trator que é usado para fazer o asfalto chegou ao local no final da manhã.

O produto usado leva 24h para secar, a ideia é de que na manhã de terça-feira seja feira a colocação do material asfáltico e as sinalizações necessárias. Uma barreira com as pedras que ainda estão no local será feita na base da encosta para evitar que novos deslizamentos alcancem a pista de rodagem.

Já a liberação total da rodovia deve ocorrer somente no ano que vem, após os estudos para a construção de uma barreira de contenção no local.