
Encerrou-se neste domingo (20), mais uma edição da Festa Colonial da Uva (FECOUVA) e Festa do Moranguinho, do distrito de Otávio Rocha em Flores da Cunha. Centenas de pessoas se reuniram para prestigiar o desfile de carros alegóricos feito no centro do distrito, com distribuição de uvas e morangos. Cerca de 25 alegorias e 200 figurantes participaram da apresentação que teve como tema “Traços e cores, um brinde de sabores”.
No decorrer da tarde houve apresentação com grupo argentino de danças no palco principal e os jogos coloniais onde teve a interação com o público presente. Na sequência houve a pisa das uvas, feita pelas soberanas da festa, representando a principal etapa de produção do vinho pelos nossos antepassados. Com o “mosto” recolhido na pisa, será feito o vinho das soberanas, que será inaugurado na próxima festa.
“Significou para todos e tudo, que a maior festa da nossa terra, nossa amada Fecouva, foi como sempre foi, e sempre será, um grande sucesso. Esses dias de festa, mostraram fortemente a essência colonial, acolhedora e humilde da gente de Otávio Rocha. Significou por atitudes, uma festa feita pelas mãos da comunidade, dos agricultores, daqueles que desde sempre garantem nosso alimento na mesa. Celebramos a altura, nossos ilustres frutos, a uva e o morango; e podemos por mais uma edição, recordar e preservar o legado dos nossos antepassados”, relata a princesa Andressa Manosso.
O evento encerrou com a apresentação da banda Mágicoz.
Estiveram presentes no evento as autoridades locais, as soberanas locais da Fecuva, soberanas de Nova Pádua e soberanas de Garibaldi. Juntamente com a comunidade e um público de centenas de pessoas.
Estima-se que no decorrer destes 10 dias de festa, passaram pelo local cerca de 40 mil pessoas de diversas regiões.