Bento Gonçalves

Com o Qualifica Bento, CIC-BG apresenta cursos de aperfeiçoamento profissional

cursos
Foto: CIC-BG

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC) irá colocar em prática um projeto para qualificar a mão de obra dos segmentos econômicos do município. O Qualifica Bento apresenta os primeiros cursos oferecidos a fim de sanar as dificuldades identificadas em sua fase inicial.

Após levantamento realizado com mais de 200 empreendimentos no último ano, 86% deles afirmaram ter problemas com falta de mão de obra qualificada. Marijane Paese, presidente do CIC, explicou como surgiu a ideia do projeto. ”A ideia do projeto Qualifica Bento é a partir de uma necessidade que a gente tem a nível empresarial, um projeto voltado no início, na qualificação do setor da indústria. Percebemos que o setor já tinha dificuldades para encontrar alguns novos profissionais e dentro disso se organizou, então, cursos técnicos para as áreas de maior necessidade para a indústria”, disse.

Cursos disponibilizados

Primeiramente, a iniciativa começa com dez cursos, número que será ampliado com o andamento do projeto. Este, soma mais de 170 vagas para qualificação, oferecidas em parceria com o Senai, que servirá de sede para a prática das aulas.

A presidente da entidade também explica que o projeto conta com duas etapas. ”Na etapa de aperfeiçoamento profissional, a própria empresa fará um investimento em seus funcionários. [Isso ocorre] para que possam aprender e se qualificar e, consequentemente, conquistar novas vagas de trabalho dentro dessas empresas e até salários maiores. Quanto à iniciação profissional, tem vagas para a porta de entrada de novos funcionários na indústria. Justamente propiciar algum tipo de conhecimento técnico para quem não conhece nada, nunca trabalhou no setor, nunca se aperfeiçoou, nunca fez um curso técnico”, completou.

Dessa forma, o projeto Qualifica Bento contempla as áreas:

  • Processos de Fabricação aplicados à Produção de Móveis;
  • Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC;
  • Comandos Elétricos; Automação Industrial;
  • Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP).

As demais propostas incentivam a colocação profissional de quem não está trabalhando.

Viabilização dos cursos

Porém, para que os cursos sejam viabilizados, cada modalidade precisará atingir um número mínimo de inscritos. Também devem contar com o patrocínio de empresas, que vão financiar as formações para os trabalhadores. Assim, serão desenvolvidas estratégias para oportunizar as qualificações. Será feita uma campanha de sensibilização junto a entidades setoriais, sindicatos patronais e empresas. Além disso, o CIC oferecerá um desconto de 5% aos associados.

Do mesmo modo, outros parceiros já inseridos no projeto também serão importantes colaboradores na divulgação do programa. Dentre eles Senai, SIMMME, SINE e outros.