CAO NA ESTRADA

Com foco no combate à violência contra mulher, MP capacita rede de proteção em Bento Gonçalves

Nesta quarta (14), evento "CAO na Estrada" ocorre em Caxias do Sul.

Com foco no combate à violência contra mulher, MP capacita rede de proteção em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves - O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM), realizou nesta terça-feira (13) mais uma edição do projeto CAO na Estrada. O encontro reuniu profissionais da rede de proteção à mulher no Auditório das Promotorias de Justiça de Bento Gonçalves, com foco na capacitação e no fortalecimento das ações de enfrentamento à violência de gênero.

A coordenadora do CAOEVCM, Ivana Machado Moraes Battaglin, abriu a programação com uma palestra sobre o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero. Na sequência, a psicóloga forense Karen Netto apresentou orientações sobre o uso do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, ferramenta fundamental para identificar situações de violência e prevenir novos casos.

A promotora de Justiça Lisiane Messerschmidt Rubin contribuiu com os debates, que mobilizaram representantes das redes de proteção dos municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, Carlos Barbosa, Barão, Garibaldi, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela, Vila Flores, Feliz, Alto Feliz, Linha Nova, São Vendelino e Vale Real.

Diversas autoridades participaram da atividade, incluindo a coordenadora do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria da Mulher, Patrícia Da Rold; o juiz João Carlos Inácio; e a defensora pública Marni Zat.

O MPRS levará o projeto CAO na Estrada para Caxias do Sul nesta quarta-feira (14), das 9h às 16h30, no Auditório das Promotorias de Justiça (Av. Independência, 2372). Na quinta-feira (15), o evento segue para Parobé, com atividades no Auditório da FACCAT (Av. Oscar Martins Rangel, 4500), em Taquara, no mesmo horário.

O projeto busca qualificar os profissionais da rede de atendimento à mulher e promover uma atuação mais integrada e efetiva no combate à violência de gênero em todo o Rio Grande do Sul.