A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Santo Ângelo, deflagrou, nesta quarta-feira (21), a Operação Contra-Ataque. A ofensiva parte de investigação de seis crimes de homicídios ocorridos em abril deste ano em Santo Ângelo. Ao todo, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva em 11 cidades do Rio Grande do Sul, dentre elas Caxias do Sul.
Segundo as apurações, coordenadas pelo Delegado Lúcio Machado de Melo, os crimes registrados no município teriam como motivação a disputa de espaços entre facções criminosas, e seriam coordenados por lideranças criminosas de várias cidades do Rio Grande do Sul, inclusive de dentro de presídios.
Além de Caxias, pessoas também foram presas em Ijuí, Santo Antônio da Patrulha, Montenegro, Cruz Alta, São Leopoldo, Campo Bom, Cachoeirinha, Tramandaí, Alvorada e Santo Augusto. A ação contou com o trabalho de 150 policiais civis, em 46 viaturas, e teve ainda apoio de efetivos da Brigada Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).