Esportes

Com bons números contra o Flamengo, Campanharo dá respiro a Mano Menezes no Inter

Utilizado como primeiro volante contra o Rubro-Negro, o camisa 17 foi um dos destaques do Colorado

Gustavo Campanharo foi titular pela primeira vez no último domingo
Gustavo Campanharo foi titular pela primeira vez no último domingo (Foto: Ricardo Duarte/Internacional/Divulgação)

Desde que perdeu Gabriel por lesão ainda em outubro do ano passado, Mano Menezes iniciou uma busca com as peças que já tinha no Internacional para substituir o volante. Diversos nomes nomes foram testados, mas nenhum garantiu a titularidade. Com isso, foi preciso ir ao mercado, e no final de abril o caxiense Gustavo Campanharo, que estava no Kayserispor da Turquia, foi contratado.

No último jogo contra o Flamengo o camisa 17 foi titular pela primeira vez com a camisa do Colorado. Em campo ele pode dar um certo “respiro” para Mano Menezes. Mesmo que ainda esteja na busca pelo melhor condicionamento físico, já apresentou algumas de suas valências. De acordo com a base de dados do Sofascore, nos 78 minutos em que esteve em campo deu 27 passes e acertou todos, sendo uma peça fundamental na armação de jogadas.

Escalado ao lado do norte-americano Jhonny, também foi importante na marcação atuando com primeiro volante, ganhando quatro dos oitos duelos que teve com os jogadores do Flamengo. Conseguiu ainda dois desarmes e quatro intercepções de bola. Os números dentro de campo renderam elogios do treinador em entrevista coletiva pós-jogo. Mano relembrou a carreira de Campanharo, em que ele começou atuando como meia mais ofensivo e, principalmente na Europa, se transformou em volante.

“Porque ele dá além da pressão na bola [um] entendimento de ocupação do espaço antes da ação acontecer, porque ele antevê, ele dá uma capacidade muito boa no início da construção da jogada. O futebol tem muito disso, os volantes hoje são armadores”, avaliou Mano Menezes.

Camisa 17 comemora vitória ao lado de Carlos De Pena
Camisa 17 comemora vitória ao lado de Carlos De Pena (Foto: Ricardo Duarte/Internacional/Divulgação)

Mano Menezes também afirmou que o camisa 17 auxilia os laterais, tanto Igor Gomes pela direita e que substitui Bustos, como Renê pelo lado esquerdo. Ele destacou que o volante dá a liberdade para que os alas possam criar jogadas pelos lados e ter a segurança de não deixar a marcação desprotegida.

Na partida de quinta-feira (27) contra o CSA, em Alagoas, Gustavo Campanharo deve ser novamente titular no time do Internacional. O Colorado está com a vantagem mínima sobre o adversário na busca pela vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil após ter vencido por 2 a 1 na partida de ida.