Últimas notícias

Com barragens cheias, Prefeitura de Caxias do Sul revoga decreto que racionaliza uso de água

Durante sua vigência, 730 notificações e um auto de infração foram lavrados

(Foto: Andréia Copini / Banco de Dados / Divulgação)
(Foto: Andréia Copini / Banco de Dados / Divulgação)


Após registrar um alto volume de chuvas, o que possibilitou a recuperação dos níveis das barragens do Município, o decreto n° 21.905, que racionalizava o uso da água apenas para fins essenciais, foi revogado na tarde desta sexta-feira (06).

Nas medições realizadas pelo Samae nos dias 04 e 05 de maio as represas apresentaram: Maestra com nível 0,00 e percentual de 100%; Faxinal com nível -1,76 e percentual de 83,06%; Complexo Dal Bó, com nível -0,51 e percentual de 89,19%; Marrecas com – 1,45 e percentual de 91,24%; e Samuara com nível 0,00 e percentual de 100%.

Conforme o diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti, o volume de precipitação registrado nos últimos dias trouxe reflexos positivos nas condições de disponibilidade hídrica dos mananciais. “Os reservatórios apresentaram uma boa recuperação, o que possibilitou a revogação do decreto que estava vigente desde 25 de janeiro deste ano. Durante esse período, 730 notificações e um auto de infração foi lavrado”, contabiliza.

Meletti também classifica a campanha de conscientização ambiental lançada pelo Samae, intitulada de “Cada Gota Importa” como um sucesso, uma vez que a população entendeu o momento vivenciado e, realmente, fechou as torneiras. “O decreto foi revogado mas a população deve seguir economizando, afinal a água é um bem finito”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa