Como procurar uma agulha no palheiro, a equipe da tarde da Estação do Transbordo achou na última terça-feira (3), ao descarregar o caminhão, com nove toneladas de resíduos orgânicos, um telefone celular com o cartão de banco jogado fora por engano pela dona Ana, do bairro Universitário, em Caxias do Sul. Quando ela se deu conta do que havia feito, avisou o filho Rodrigo que imediatamente ligou para a Codeca, empresa reponsábel pela coleta do resídios na cidade.
Rodrigo foi orientado a ir até o transbordo para acompanhar o descarregamento do caminhão da coleta do seu bairro. Recebido no local pelo líder Jean e com ajuda dos funcionários, ele achou o telefone no meio de centenas de sacolinhas. Só deu certo e agilizou o trabalho de busca, porque o funcionário Rodrigo Pereira, encarregado do setor da Coleta, informou qual era o caminhão que havia passado pelo bairro neste dia. Rodrigo agradeceu demais porque no aparelho há o contato de vários médicos que atendem o pai doente. Além disso, o aparelho é novo e ainda está sendo pago pela mãe.
A Estação de Transbordo da Codeca fica no Bairro Cidade Nova, junto ao Aterro São Giácomo. Ali são descarregados todos os caminhões da coleta de toda cidade – cerca de 430 toneladas de lixo doméstico por dia. Estes resíduos são colocados em grandes carretas para o transporte até a Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores, em Vila Seca.
Codeca agradece aos funcionários pela empatia e ajuda ao próximo
A diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), Maria de Lourdes Fagherazzi, recebeu na tarde desta sexta-feira (06/01) a equipe da Estação de Transbordo, que ajudou um rapaz a achar o celular jogado por engano no lixo orgânico na tarde de terça-feira, no Bairro Universitário. O ato foi acompanhado pelo gerente do Departamento de Limpeza Urbana, Gilvane de Lima, e pelo encarregado da coleta, Rodrigo da Silva Pereira.
O líder do setor, Jean Carlo Brito, e os funcionários Miguel Ramos Tubia, Edinéia de Oliveira dos Santos, Sidemirso Greskide Siqueira, Lindones Pires da Rosa e Clairton Rodrigues da Fonseca receberam os cumprimentos pela atitude e a empatia perante o fato.
“Agradeço em meu nome, em nome da empresa, pela atitude de vocês. Mesmo que não tivessem achado, o fato de terem se colocado no lugar do outro, o que chamamos de empatia, é louvável. Penso que nosso mundo está carente disso. Muito obrigada, parabéns. Quem faz isso, da forma como vocês fizeram aqui na empresa, faz em qualquer lugar. Que tenhamos mais pessoas como vocês. Assim teremos um mundo melhor”, disse a presidente.
A família envolvida, Rodrigo Agustini, a mãe Ana Valkiria Massenz e o pai também estiveram presentes a convite da companhia. Rodrigo agradeceu novamente a Codeca e fez questão de presentear os funcionários com uma caixa de bombom, a foto de todos com o aparelho encontrado no lixo e uma mensagem de Airton Senna:
“Seja você quem for, seja qual for sua posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”. E acrescentou: “Meu agradecimento meu, da minha mãe e do meu pai pelo que vocês fazem pela nossa cidade. Foi de aquecer o coração neste início de ano. Mais uma vez, obrigado”.