Em pleno mês de novembro, cidades da Serra Gaúcha registraram geada na madrugada desta quinta-feira (5). Em municípios como Garibaldi, Esmeralda, Muitos Capões, Bela Vista e Vacaria, os termômetros chegaram a marcar 2ºC.
Uma massa de ar frio se espalhou pelo Rio Grande do Sul após uma frente fria, o que fez a temperatura cair em toda a região. Essa geada pode trazer consequências para as lavouras de grãos.
Temporal de granizo em SC
Durante um temporal de granizo na tarde de quarta-feira (4), alguns locais do Sul do Brasil ficaram com paisagens típicas do inverno. O temporal foi tão grande que o gelo acumulou, deixando a paisagem branca, como neve. O granizo caiu com intensidade durante a tarde de ontem nos municípios de Rodeio, no Nordeste catarinense, e em Pomerode.
Estas são ocorrências muito isoladas de granizo associadas a nuvens de maior desenvolvimento vertical. Nuvens Cumulus, capazes de provocar granizo isolado, mais uma vez são esperadas no Leste do Sul do Brasil nesta quinta-feira (5), especialmente na Metade Leste gaúcha.
A instabilidade está associada à circulação de umidade e ar mais frio que vem do Oceano Atlântico que se desloca do mar para o continente. O ar mais frio forma nuvens de maior desenvolvimento vertical durante o dia à medida que o sol aquece a superfície e a temperatura se eleva, gerando maior gradiente de temperatura entre a superfície e as partes mais altas da atmosfera. O risco de granizo é maior principalmente à tarde, quando a convecção atinge o seu ponto máximo pelo aquecimento diurno.
Fotos: Defesa Civil