Na última semana a cidade de Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, implementou uma nova tecnologia em seu transporte coletivo. Desde a quinta-feira (01) o reconhecimento facial dos passageiros está em funcionamento quando estes validam os cartões. A medida visa acabar com as fraudes envolvendo benefícios no uso dos transportes.
Conforme a empresa Senhora dos Campos, que é responsável pelo transporte coletivo, informou ao Portal Canal SC, todos os veículos da frota contam com o equipamento. O escaneamento da face é feito logo ao momento que o passageiro adentra no ônibus. A máquina de alta tecnologia avalia se o usuário do cartão é como na foto de cadastro.
No caso de suspeita de fraude são aplicadas as sansões previstas em lei. Estas vão desde o bloqueio temporário até o total do benefício. “Esse sistema vai ajudar a identificar eventuais fraudes, como o uso do cartão do idoso, estudante e o especial, por outras pessoas.”, comenta o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho.
Tecnologia de reconhecimento facial pode ser inserida em Bento Gonçalves
A inovação apresentada na cidade de Jaraguá do Sul é uma tendência e pode ser adotada em outros municípios. A cidade de Bento Gonçalves, por exemplo, atualmente está passando por um estudo sobre o transporte urbano para o lançamento de uma licitação nos próximos meses.
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura da Capital da Uva e do Vinho, a possibilidade de implementar reconhecimento facial no transporte coletivo da cidade “está em analise no novo estudo para licitação“.