O cicloturismo é uma modalidade que vem crescendo expressivamente na Serra Gaúcha, auxiliando ainda mais a economia local e a sustentabilidade. No município de Garibaldi, a Rota de Cicloturismo Vale do Espumante é um trajeto repleto de aromas, sabores e lindos cenários. A experiência proporciona aos turistas o contato com as paisagens rurais, composta de vinhedos, matas nativas, arquitetura típica da colonização italiana e pequenas povoações, com características muito próprias. A rota é composta de três circuitos, com diferentes níveis de intensidade de esforço (curto – 21,1 km; médio – 35,9 km e longo – 55,7 km).
Além disso, na área urbana, o município de Garibaldi conta com três ciclovias. A do Parque da Barragem é um circuito fechado que tem a extensão de 2.087 metros. A ciclofaixa que está instalada nas avenidas Rio Branco e Independência, no centro da cidade, possui a extensão de 2.359 metros. Também, a ciclofaixa dos bairros Borghetto e Garibaldina, localizada ao longo da Estrada Buarque de Macedo, possui uma extensão de 5.894 metros.
As ciclofaixas não são ligadas uma nas outras, sendo que os ciclistas necessitam pedalar em vias urbanas comuns para transitar entre elas. Quem utiliza a ciclofaixa entre os bairros Borghetto e Garibaldina, pode estender o trajeto e acessar a Rota de Cicloturismo Vale do Espumante. Contudo, há a necessidade do ciclista percorrer trechos de vias urbanas comuns do interior do município.
Visando o crescimento da economia local através do ciclismo, entidades e empresas da Serra Gaúcha entregaram um projeto para o Governo do Rio Grande do Sul para a criação de uma ciclovia regional que ligará atrativos turísticos de Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha e Carlos Barbosa. O roteiro ligará pontos turísticos e cervejarias com o objetivo de atrair os turistas que praticam ciclismo e os que querem ter uma opção de passeio próximo da natureza, agregada com boas opções gastronômicas que a região proporciona. A iniciativa tem apoio de entidades como a AMESNE, CICs Serra, ACI, CIC de Garibaldi, além de municípios como Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Farroupilha.
Confira o trajeto:
Ainda, no dia 10 de janeiro, o governo do Rio Grande do Sul publicou um edital para concessão de 271,5 quilômetros de rodovias estaduais do bloco 3 do programa RS Parcerias. Uma das novidades do edital será a construção de 10 quilômetros de ciclovias na Serra Gaúcha, medida inédita nas concessões de rodovias feitas no país, fomentando assim rotas turísticas e valorizando o esporte regional.
Foto: Fabricio Macedo/Pixabay/Divulgação