Bombeiros

Ciclone causa inundação e deixa famílias ilhadas em Três Forquilhas

Prefeitura do município gaúcho cogita decretar situação de emergência

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)


O ciclone extratropical que está atuando na costa gaúcha trouxe fortes chuvas ao Litoral Norte. O mau tempo causou inundações e deixou famílias ilhadas em Três Forquilhas, município de 2,6 mil habitantes. Há também transtornos em outros municípios na encosta da Serra, como Itati e Terra de Areia. A Rota do Sol está em meia pista, próximo ao túnel em Itati, em consequência de queda de barreira.

A prefeita de Três Forquilhas, Loraci Klippel Melo Germann (Progressistas), que é conhecida na cidade como Lola, relatou ao Litoral na Rede que situação é complicada.

“É a pior situação vista nos últimos tempos. Alagou tudo. Em alguns pontos, acredito que o nível do rio está acima de seis metros, do normal. Tem uma escola alagada. A água invadiu casas. Famílias estão sendo resgatadas pelos vizinhos e pelos bombeiros”, lamentou a prefeita.

Loraci informou que não há como percorrer na cidade e que nesta terça-feira (07), se reunirá com o secretariado, juntamente com representantes da Defesa Civil do Estado.

“Vamos nos reunir e analisar toda a situação. Provavelmente decretaremos Situação de Emergência”, finalizou.

O secretário de Turismo, Cultura e Desporto de Três Forquilhas, Flávio Lippert de Andrade, informou que, no município, praticamente todas as localidades estão inundadas.

“Muita chuva, os rios não deram conta e [a água] tomou as lavouras e campos. São metros acima do nível que seria normal. Praticamente todas as localidades há pontos em que não tem como sair”, declarou.

Conforme a meteorologista, Ludmila Pochmann, a média mensal de precipitação em todo o mês de março, nesta área do Litoral Norte é, em média, de 152 milímetros.

“O ciclone extratropical que está atuando na costa Gaúcha acabou provocando chuvas acima dos valores esperados. Só nas últimas 24 horas choveu 135,6 mm em Três Forquilhas, 134,7 mm em Itati, 127,6 mm em Maquiné e 98,2 mm em Torres”, afirmou.

Sobre a força dos ventos deste sistema, Ludmila informou que esperava-se ser de até 60 km/h, mas chegaram a 50 km/h na madrugada registrado na estação meteorológica de Torres.

Fonte: Litoral na Rede