Um cervo foi encontrado na Avenida Otto Niemeyer, zona sul de Porto Alegre, na madrugada da última quarta-feira (15). Ele foi resgatado por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e levado para o abrigo de animais da empresa.
O veterinário do local constatou que se trata de um cervo de aproximadamente um ano e meio de idade. O animal apresentava um corte na mandíbula e foi medicado com antibióticos e analgésicos.
O cervo, que ganhou o nome da via Otto Niemeyer, não corre riscos. As autoridades ambientais estaduais foram chamadas, já que o abrigo da EPTC não possui estrutura adequada para manter o animal por um longo período.
De acordo com a chefe do setor de fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), veterinária Thais Michel, o cervo é da espécie Axis axis. Originária da Ásia, sua criação é proibida no Rio Grande do Sul.
O animal será levado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nesta sexta-feira (17). No local, receberá os cuidados para se recuperar do ferimento na mandíbula, de acordo com o coordenador de operações da EPTC, Tiago Oliveira.
Após o tratamento, ele será encaminhado ao Criadouro São Braz, em Santa Maria, local que será seu novo lar.
A Sema investigará o caso. As equipes que atenderam o animal perceberam que ele é muito calmo e manso, aparentemente acostumado com a presença humana. Com isso, foi levantada a suspeita de que ele vinha sendo criado em cativeiro.
Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7