Caxias do Sul

Cerca de 700 pessoas participam de atividades voltadas ao combate à violência contra a pessoa idosa em Caxias do Sul

Ação ocorreu nesta segunda (17) na Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Cerca de 700 pessoas participam de atividades voltadas ao combate à violência contra a pessoa idosa em Caxias do Sul
(Foto: Ícaro de Campos)

Nesta segunda-feira (17), aproximadamente 700 pessoas se reuniram na Universidade de Caxias do Sul (UCS) para celebrar o Junho Violeta, mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa. O evento, promovido pela prefeitura, contou com a apresentação do Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa da Associação Jesus Senhor, marcando o início da programação que se estendeu ao longo do dia.

A vice-prefeita Paula Ioris esteve presente, prestigiando a programação organizada pela Coordenadoria da Pessoa Idosa, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI). O evento também contou com o apoio da Universidade de Caxias do Sul, Roseflor Alimentos, Lar da Velhice São Francisco de Assis, Scan Caxias do Sul, Procon Caxias do Sul e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O dia foi repleto de apresentações musicais, palestras, painéis e atividades de descontração, promovendo a interação e participação ativa dos idosos. O principal objetivo do evento foi melhorar a qualidade de vida dos idosos, promover sua inserção social e conscientizá-los sobre seus direitos, destacando a importância da autonomia e do envelhecimento saudável.

“Nós preparamos esse evento com muito carinho. O nosso principal objetivo é que as pessoas idosas se sintam seguras nessa cidade, nesse país. Pensando nisso, preparamos um evento com a campanha denominada Junho Violeta. E o nosso objetivo é que os idosos tenham consciência dos seus direitos, se sintam protegidos e seguros. Através da Coordenadoria da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, nós pretendemos e sonhamos que essa cidade seja segura e acolhedora. Para isso, precisamos erradicar todas as formas de violência, no que estiver ao nosso alcance, enquanto rede protetiva,” ressaltou a assistente social da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Nicole Fidler.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Danielle Cristina Lucena Rech, enfatizou a importância de refletir sobre o combate à violência contra os idosos, garantindo que todos possam envelhecer com dignidade e respeito. “Cada um de vocês carrega consigo uma vida de experiências e sabedoria que enriquece nossa comunidade. Quando pensarem na velhice, lembrem-se das palavras de Confúcio: ‘Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare’. Essa jornada de cuidado e respeito pelos idosos é contínua e devemos avançar juntos, superando desafios e promovendo um ambiente onde todos possam florescer.”

Jeane Schulz, diretora de Proteção Social, destacou a relevância do Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. “Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, para que mundialmente possamos refletir sobre a importância da defesa dos direitos das pessoas idosas. Aqui em Caxias do Sul, a Coordenadoria da Pessoa Idosa e o Conselho da Pessoa Idosa pensaram neste evento com muito carinho para conscientizar vocês acerca de seus direitos.”

A vice-prefeita Paula Ioris ressaltou o orgulho que sente dos programas e políticas públicas de proteção ao idoso que existem na cidade. “Essa data é internacional, porque é uma necessidade internacional que a gente tenha cada vez mais presente o respeito à pessoa idosa, o cuidado e o acolhimento. Os canais de denúncia são muito importantes, assim como é importante a gente poder conhecer e identificar o que é realmente a violência, os tipos de violência, para a gente poder reconhecer quando elas estiverem existindo e poder ajudar ou se ajudar.”

O evento proporcionou ao público momentos agradáveis de aprendizado e entretenimento, evidenciando que a alegria de viver é o segredo da longevidade.