
Durante a manhã desta terça-feira (7), cerca de 500 pedras de crack foram apreendidas na segunda fase da Operação Retomada. Desde as primeiras horas, a Brigada Militar e o Ministério Público do Rio Grande do Sul cumprem 22 mandados em Santo Antônio da Patrulha, Osório e Caraá. Até o momento, seis pessoas foram presas, sendo duas em cumprimento de mandados e quatro em flagrante por tráfico de drogas.
Além do das pedras de crack, porções de outras drogas, duas espingardas calibres .36, 28 celulares e 10 munições calibre 38 foram apreendidas. Em sua maioria, as ações ocorrem em Santo Antônio da Patrulha, no residencial que leva o mesmo nome, e que é conhecido popularmente como “Carandiru”. Ainda assim, em Osório foram cumpridos dois mandados na Penitenciária Modulada Estadual, com apreensão de celulares e cadernos com anotações características de tráfico. Em Caraá, foram apreendidas as armas.
A primeira fase da Operação Retomada ocorreu em agosto de 2022, para o combate ao tráfico de entorpecentes identificado dentro do condomínio. Naquela ocasião, a ação conjunta da Brigada Militar e Ministério Público aconteceu em Santo Antônio, no próprio residencial e em outros locais da cidade, em Canoas, Nova Santa Rita, Osório e Charqueadas. Na oportunidade, 20 pessoas foram presas.