Caxias do Sul

Centro de Endoscopia possibilita mais 1,2 mil exames por mês em Caxias do Sul

Espaço exclusivo foi inaugurado com homenagem ao médico que realizou o primeiro exame na cidade

(Foto: Diélen Fontana, divulgação)
(Foto: Diélen Fontana, divulgação)

Com uma surpresa ao primeiro médico a fazer um exame endoscópico em Caxias do Sul, o Hospital Virvi Ramos inaugurou o Centro de Endoscopia Dr. Milton Sérgio Bertelli na noite desta segunda-feira (6). O novo espaço permitirá a realização de até 1,2 mil exames por mês.

Até então, a instituição oferecia o serviço, mas em um espaço reduzido junto ao bloco cirúrgico. O Centro de Endoscopia apresenta um espaço amplo e moderno, com mais equipamentos, salas exclusivas e um espaço de recuperação com nove leitos. O acesso ao serviço é feito pelo novo prédio, inaugurado em novembro do ano passado.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do médico gastroenterologista, Milton Sérgio Bertelli, 89 anos, que é vice-presidente da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, mantenedora do hospital. Na revelação da placa, ele foi surpreendido com o nome em sua homenagem.

“Fiquei emocionado. É uma honra receber uma homenagem assim em vida. Ainda mais em se tratando de um moderno Centro de Endoscopia. Ao longo da minha trajetória realizei inúmeros procedimentos de endoscopia. Foram mais de 60 anos atuando. Aliás, fui o primeiro médico a fazer o exame em uma cidade do interior do Brasil”, discursou.

A diretora-executiva do Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, destacou que era um sonho de mais de uma década da instituição e que, agora, está a disposição da população. Atualmente, quase 70% dos procedimentos realizados no hospital são via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos um convênio com o município de quase 200 exames por mês e a intenção é ampliar esta oferta, ser referência para os municípios da região. Foi um investimento significativo para oferecer este espaço de qualidade, de referência, e liberar salas no bloco cirúrgico. Estamos disponibilizando, também, atender mais operações cirúrgicas”, destaca.

Até então, o Hospital Virvi Ramos tinha capacidade para realização de 350 exames por mês, contando com apenas uma sala para exames. Agora, com três salas exclusivas para os procedimentos, a capacidade subiu para 1,2 mil exames mensais.

(Foto: Diélen Fontana, divulgação)