Comportamento

Central hidrelétrica em Vacaria recebe Licença de Operação

A licença foi entregue em Vacaria pela secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann

Foto: Divulgação/ Inova Engenharia
Foto: Divulgação/ Inova Engenharia


A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) entregou, nesta segunda-feira (19/12), a Licença de Operação para a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Despraiado, em Vacaria. O documento foi emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para a empresa Pillares Energy Geração de Energia Ltda.

A CGH terá capacidade de gerar 4 megawatts (MW) de energia. A licença foi entregue em Vacaria pela secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

“Este é mais um projeto estruturante que vem a contribuir para a geração de energia por meio de fonte limpa no nosso Estado. O trabalho dos técnicos da Fepam foi, mais uma vez, de excelência para garantir a viabilidade ambiental deste empreendimento que, além de fortalecer o sistema elétrico, irá gerar emprego e renda para a região dos Campos de Cima da Serra”, garantiu a secretária.

Otras duas centrais, Passo do Buraco com capacidade de produzir 1,9 MW, e Três Marias com capacidade de 2,4 MW, estão em fase final de construção e liberação.

Os três empreendimentos estão localizados no Rio Passo do Socorro. Juntos, gerarão 120 empregos diretos durante o período de obras. Segundo a empresa, serão investidos R$ 56 milhões, priorizando indústrias e fornecedores regionais.

“Nós, investidores de Santa Catarina, acreditamos no potencial do Rio Grande do Sul. Juntamente com empresários gaúchos e com o apoio do governo do Estado, que não mediu esforços para viabilizar e dar celeridade aos trâmites burocráticos, obtivemos as licenças para iniciar e concluir os empreendimentos. Registramos nosso interesse em continuar investindo aqui e já projetamos novos investimentos para o ano de 2023 que deverão somar mais R$ 50 milhões”, afirmou Márcio Engelmann, administrador do Grupo MM, o qual a empresa Pillares Energy faz parte.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Fepam-Sema – Edição: Secom