O Censo Escolar realizado no ano de 2024 apontou que das 83 escolas municipais de ensino fundamental de Caxias do Sul, seis relataram não possuir bibliotecas em suas dependências. A presidente da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, Luciana Kramer Pereira, apresentou o dado no espaço de Acordo de Lideranças da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (22).
Na ocasião, Luciana solicitou a atenção dos parlamentares, especialmente dos membros da Comissão de Educação, à falta de profissionais habilitados para a profissão de bibliotecário nas escolas públicas municipais.
Segundo ela, o dado mais preocupante é que nenhuma escola da rede municipal conta com um profissional habilitado em Biblioteconomia. A informação está disponível no Portal da Transparência do município e contraria o que determina a Lei Federal nº 12.244/2010.
Luciana solicitou que o cargo de Técnico em Biblioteconomia passe a fazer parte das equipes das escolas, para fortalecer o trabalho das bibliotecas. Ela sugeriu reservar recursos no orçamento para renovar acervos, melhorar a estrutura das bibliotecas e desenvolver projetos que incentivem a leitura nas escolas