Caxias do Sul

Celebrando uma década de arte, Espaço Cultural Akácio Camargo apresenta retrospectiva de espetáculos

A coletânea de peças apresentadas acontece nos dias 24 e 25 de novembro na Casa da Cultura, em Caxias do Sul

Celebrando uma década de arte, Espaço Cultural Akácio Camargo apresenta retrospectiva de espetáculos. (Foto: Amanda Simon / Divulgação)
Celebrando uma década de arte, Espaço Cultural Akácio Camargo apresenta retrospectiva de espetáculos. (Foto: Amanda Simon / Divulgação)

O Espaço Cultural Akácio Camargo celebra uma década de dedicação à arte e à comunidade com a “Retrospectiva Espaço Cultural Akácio Camargo“, uma compilação de apresentações que ressaltam sua trajetória. As apresentações ocorrerão nos dias 24 e 25 de novembro no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura, com horários das 15h às 21hs. Os ingressos estão disponíveis na Casa da Cultura.

Além de suas contribuições para a cultura e dança na região, o Espaço Cultural destaca-se por seu compromisso com a comunidade, oferecendo aulas acessíveis para todas as idades. As mensalidades contribuem integralmente para a manutenção do espaço e pagamento dos profissionais. Com aulas de segunda a sexta-feira, o espaço abrange diversas modalidades, desde balé clássico até danças urbanas e pilates.

O Espaço Cultural Akácio Camargo também abriga projetos socioculturais, como “Impulso,” “Arte na Quebrada” e “Recriarte”, visando proporcionar o acesso às artes para crianças e adolescentes na comunidade periférica do bairro Planalto.

A trajetória do projeto iniciou-se em 2013 na garagem dos pais de Akácio, crescendo ao longo dos anos e mudando para sua sede atual em 2019. Em 2020, durante a pandemia, os alunos realizaram um intercâmbio online, resultando no espetáculo em homenagem ao centenário de Monteiro Lobato. Aprovado em 2022, o projeto “Arte na Quebrada” ampliou a integração de mais 80 alunos, elevando a capacidade total para 120 alunos.

Pelo compromisso com a arte, o Espaço foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul em abril de 2023, reconhecendo seus 10 anos de trajetória.