Comportamento

CE promove encontro de gerenciamento de riscos ocupacionais em Flores da Cunha

O encontro é gratuito para associados

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara Setorial de Metalurgia, em parceria com o Comitê de Gestão, Qualidade e Produtividade, promove no dia 23 de junho, às 19h, um bate-papo com informações relevantes sobre as obrigatoriedades do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Além de abordar os impactos e cuidados que as empresas precisam ter quanto ao que entrou em vigor conforme a nova regulamentação.

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), é uma proposta do Governo Federal para que as empresas possam construir estratégias e adotar ações mais efetivas para solucionar os riscos do ambiente ocupacional. O programa se torna uma das principais medidas para o combate a acidentes de trabalho e para evitar doenças ocupacionais.

No dia 23 de junho, quem estará presente no CE para abordar o tema é o Eng.º Luiz Antônio Lavoratti, que falou com a reportagem.

“Trata-se da implementação do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), um novo programa do ministério do trabalhado , voltado a saúde e segurança do trabalho de todos os funcionários e trabalhadores, de todas empresas, nos mais variados ramos de atividade. Na verdade trata-se da evolução do antigo Programa de  Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Esse programa PGR nada mais é , do que o gerenciamento e a gestão dos riscos á que nosso funcionários estão expostos nas suas jornadas de trabalho, riscos esses que podem ocasionar acidentes de trabalho, ou até mesmo doenças ocupacionais. Isso passa ser feito de forma organizada através de uma metodologia já conhecida dos profissionais já conhecidos, e de fácil assimilação, tanto por parte dos empresários, como dos trabalhadores”.

Lavoratti ainda complementa.

“Como se trata de um programa, e não um projeto, ele tem início mas não tem fim definido. è um processo dinâmico onde se identificam os riscos e se elabora um plano de ação para, eliminar ou, minimizar os efeitos destes riscos, através da adoção de medidas controladas e revisadas de tempo em tempo para avaliar sua eficácia. Assim amigos, vocês nesse bate-papo para trocarmos experiências, e dentro do possível é claro, tirar as dúvidas pertinentes e assim, desta forma, colaborarmos com todos não só para o atendimento e a legislação desta área de saúde e segurança do trabalho tão importante, mas para melhorarmos a qualidade de vida de todos os trabalhadores. Muito obrigado”.

O encontro é gratuito para associados. Não associados garantem sua entrada por R$30,00. Para detalhes e mais informações pode-se fazer contato pelos números e What’sApp: (54) 3297.3055 ou (54) 9.9263.0704, ou ainda, pelo e-mail: [email protected].