Emprego e Carreira

Caxias é a cidade da Serra Gaúcha que mais fechou vagas formais de trabalho em dezembro

Carteira de trabalho digital.
Carteira de trabalho digital.

A Carta de Dezembro do Mercado Formal de Trabalho, publicada nesta semana por meio de estudo na área de abrangência da Universidade de Caxias do Sul (UCS), apresentou destaques, especialmente, no fechamento de vagas formais de trabalho. Uma realidade mensal que se mostrou a nível nacional, também teve impacto na Serra Gaúcha. Os estudos são coordenados pela professora Lodonha Maria Portela Coimbra Soares.

No país, foram fechados 265,8 mil empregos formais, e o Rio Grande do Sul encerrou 17,9 mil postos de trabalho. Na Serra e cidades do Vale do Caí, também houve fechamento de vagas, com 4,6 mil empregos desfeitos em dezembro. A maioria das cidades registrou desempenho negativo, e Caxias do Sul foi o município que fechou mais postos de trabalho no mês, com 1,8 mil vagas encerradas, sendo a maior parte na Indústria. Apesar do desempenho negativo da região, Torres, no Litoral Norte, foi a cidade com maior geração de empregos, com 437 admissões líquidas. Muito por conta da temporada de verão e aumento significativo de movimento nas praias.

O saldo negativo da região, de acordo com o estudo, reflete os ajustes que tendem a acontecer em diversos setores nesse período do ano. Apesar disso, 13 dos 14 municípios da região da UCS apresentaram criação de vagas no acumulado do ano de 2021. Vale destacar que Caxias do Sul teve abertura de vagas em 2021 suficiente para repor os empregos perdidos em 2020, ou seja, ainda ficando com saldo positivo.

O estudo completo pode ser acesso CLICANDO AQUI