Últimas notícias

Caxias do Sul ultrapassa a marca de 1.000 mortes por coronavírus

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Caxias do Sul confirmou mais cinco óbitos notificadas nesta terça-feira (01). Com mais essas mortes, o município ultrapassa a marca de mil mortos em decorrência da Covid-19, chegando a 1.003.

De acordo com a SMS, A vítima 999 é uma mulher de 48 anos que faleceu no dia 26 de maio. A 1000ª é um homem de 50 anos que faleceu no dia 29. A 1001ª é uma mulher de 59 anos que faleceu no dia 31 de maio. A 1002ª é um homem de 44 anos que faleceu no dia 31. A 1003ª é um homem de 92 anos que faleceu no dia 1 de junho. Assim, Caxias do Sul registra 1.003 óbitos, sendo 545 masculinos entre 20 e 97 anos e 458 femininos entre 28 e 99 anos.

Após o anuncio da marca histórica por parte da Secretaria da Saúde, a prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), emitiu uma nota lamentando a triste causados por complicações do coronavírus.

“Vivemos um momento muito delicado, com crescente número de casos de covid. Lamentavelmente, com muito pesar, temos que comunicar que passamos da triste marca de mil óbitos, mil caxienses que perdemos na luta contra esse inimigo invisível. Então, que tenhamos o cuidado e a responsabilidade de cuidar de nós e também do próximo, cada um fazendo a sua parte para diminuir a dor e o sofrimento das famílias. É muito triste, são mil caxienses, mil pessoas de nossa comunidade que nos deixaram. Nossa solidariedade e nosso pesar a todos que perderam seus familiares”, lamenta o prefeito, Adiló Didomenico.

A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, também lamentou o fato de Caxias ter passado das mil mortes por Covid-19.

“Apesar de todos os esforços empreendidos pelo Município e por todos os profissionais de saúde que, incansavelmente, têm se empenhado com o único propósito de salvar vidas, infelizmente alcançamos esse número que nenhum de nós gostaria de informar. Em nome de toda a equipe da Secretaria da Saúde, manifesto meu carinho e meus sentimentos a cada família que perdeu um ente querido. Também reitero meu profundo reconhecimento e admiração tanto a quem está na linha de frente como a quem está nos bastidores e também a todos que estão de alguma forma envolvidos na vacinação”.

A Secretaria da Saúde também orienta que todas as pessoas com sintomas de covid-19 devem procurar atendimento médico e lembra que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dispõem de testes rápidos. Pessoas que apresentarem pelo menos dois dos seguintes sintomas devem procurar uma UBS: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, secreção nasal, perda de paladar ou olfato e diarreia. Em idosos observam-se também desmaios, sonolência excessiva, confusão mental e fraqueza. Já em crianças é importante observar constipação nasal e batimento das asas do nariz (alargamento e abertura das narinas durante a respiração).

O teste rápido tem eficácia entre o primeiro e 10º dia de sintomas. Para casos agudos, a UBS São Vicente é a referência. Pessoas com quadros agudos também podem procurar uma UPA.