Comportamento

Caxias do Sul será palco do 1º Seminário Ubuntu Afro Umbandista de 2022

Caxias do Sul será palco do 1º Seminário Ubuntu Afro Umbandista de 2022
Foto: Imagem ilustrativa


O Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha – CONSUSG, convida a toda comunidade Afro Umbandista, simpatizantes, amigos e caxienses para um encontro no dia 08 de outubro, a partir das 14h, na Sala de sessões Deputado Nadyr Rosseti, na Câmera de Vereadores de Caxias do Sul.

O presidente do Consusg, Cacique de Umbanda, Pai Mateus de Ogum, destaca que o conselho foi criado com a necessidade de fomentar a religião, os deveres e direitos das pessoas que a seguem e unir todos que participam das casas. No seminário, de acordo com ele, serão debatidos assuntos como locais de oferendas, segurança, perturbação com ruídos e PPCI.

“O conselho foi instituído devido a necessidade de integração entre casas, não só de Caxias mas da Serra Gaúcha. Proporcionar entendimento e buscar questões, direitos e deveres da sociedade. É de suma importância os temas que serão abordados. Assuntos polêmicos como a segurança contra incêndio, já que a religião se usa de velas em seus rituais e liturgias. Também iremos falar sobre o as oferendas em locais externos, direitos e deveres e regras de convivência com a vizinhança com relação a ruído, algumas vezes ultrapassam seus limites.”

O seminário será complementado pelas lideranças da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. Ainda, a Secretaria Municipal de Educação estará presente para iniciar um trabalho de conscientização e educação sobre as religiões de matrizes africanas.

“Embora a sociedade tenha avançado sobre o preconceito, as religiões de matrizes africanas, ainda são estigmatizada pela falta de informação e ignorância de pessoas que desconhecem o trabalho feito.  Os fundamentos da Umbanda são de caridade, reconstrução e auxílio espiritual.” Ainda, a religião carrega o lema: Amor, Humildade e  Caridade.

O seminário terá entrada franca e espera-se uma participação maciça. Em Caxias do Sul, de acordo com o presidente do Conselho, existem mais de 350 casas cadastradas em alguma associação, mas há a estimativa que mais de 700 locais são utilizados para a religião. Além de todo esse público esperado, já estão confirmadas participações de integrantes de Passo Fundo, Nova Prata, Nova Petrópolis, Farroupilha, Bento Gonçalves, São Marcos e outras cidades próximas. Pai Mateus acredita que o espaço será pequeno para tantos esperados, mas este é o objetivo, reunir o máximo de pessoas possíveis.