Comportamento

Caxias do Sul participa de pesquisa nacional sobre saúde bucal

Serão visitados seis bairros definidos pelo Ministério da Saúde

Foto: Betânia Ramalho da Silva / SMS
Foto: Betânia Ramalho da Silva / SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a partir da próxima segunda-feira (22) a 22 de setembro Caxias do Sul participa de um levantamento para avaliar as condições de saúde bucal da população. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa serve para informar ao Sistema Único de Saúde (SUS) as doenças mais prevalentes na população e as necessidades de cada município.

Duas equipes compostas por três pessoas, identificadas com crachás específicos dessa ação e com uma van do programa Brasil Sorridente, vão realizar as visitas nos bairros Charqueadas, Jardim América, Jardim Margarida, Reolon, Bom Pastor e Planalto-Rio Branco. Os bairros foram sorteados de forma aleatória pelo Ministério da Saúde.

O levantamento ocorre em duas fases. No dia 22 de agosto começa a primeira etapa, quando auxiliares de dentistas irão visitar as moradias para agendar a segunda etapa da ação, que consistirá em um exame de saúde bucal realizado na residência. Farão parte da pesquisa as pessoas nas faixas etárias de 5 anos, 12 anos, de 15 a 19 anos, de 35 a 44 e de 65 a 74 anos. O segundo momento, quando ocorrerão os exames de saúde bucal, começará em 1º de setembro, conforme data agendada com cada morador. Esses exames de rotina serão realizados por cirurgiões dentistas, acompanhados pelos auxiliares, para verificar situações como cárie dentária, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida. Além de realizar a pesquisa, a equipe orientará a procurar a UBS de referência se for necessário atendimento odontológico.

“O apoio da população é essencial para o levantamento, pois é só com essa ajuda que vamos saber a situação do município. Por isso, as pessoas que aceitarem participar do levantamento vão ajudar a melhorar a saúde bucal na cidade, é desse modo que mostramos para o Ministério quais as necessidades e quais assuntos precisam de prioridade”, afirma a diretora-técnica do Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Luciana Benfica Abrão.

O levantamento é realizado de dez em dez anos em todo o Brasil. O último ocorreu em 2010, porém, com a pandemia, a pesquisa prevista para 2020 foi adiada. A partir desse estudo, o Ministério observa quais as necessidades para campanhas futuras e as estruturas sobre saúde bucal em cada cidade e Estado.

*Fonte SMS